A Busca da Verdade

À Turma de Crismandos do ano de 2017 da Igreja de São Vicente de Paulo

Este ano foi um ano de excelente trabalho onde conhecemos jovens talentosos, ávidos e vorazes pelos conhecimentos. Entretanto, de certa forma, nosso trabalho algumas vezes foi contestado como verdadeiro e legitimo para o que deixo esta pequena reflexão, cujas respostas, esperamos que vocês encontrem nos próximos anos de suas vidas.

Deparamo-nos com duas realidades extremamente diversas. Numa realidade, a Igreja usufruía de Santos em abundancia, a ponto de muitos deles serem amigos: São Paulo e São Pedro, Santo Agostinho e Santo Ambrosio, Santa Clara de Assis e São Francisco de Assis, Jacinta, Manoel e Lucia, entre muitos outros. Hoje, pelo contrário pouco se vê de santos e ignora-se totalmente a prática das virtudes. Cultivam-se os vícios e se justifica. E a histeria tomou conta do debate sensato.
Antes os católicos reconheciam seus erros, se confessavam e pediam perdão, temendo de todas as maneiras viver uma vida impiedosa. Hoje, critica-se aqueles que condenam os erros, e caminham de braços dados com as impurezas, justificando que a carne é fraca.
Então reflita-se nas perguntas abaixo:
- Porque não se veem mais os Santos surgindo em cada lugar da Igreja?
- Porque ao invés de amigos virtuosos cultivamos uma leva de conhecidos publicamente pecadores?
- Porque a Igreja que sempre repudiou os erros silencia-se diante de tantos erros descaradamente apresentados?
- Porque antes encontrávamos milhares de pessoas dispostas a morrer por Cristo, hoje tornou-se crime a menção da palavra Cristo? A ponto de removerem os crucifixos até das Igrejas?
- Um dia existiu uma realidade de virtudes e santidade, hoje vive-se uma realidade de impurezas e acomodação com a situação de pecado, tanto que não se consegue mais lutar contra eles. O erro estava no passado?
- Esta renovação da fé e da Igreja está mesmo a nos levar para a Verdade?
- Era esse os tipos de cristãos que vemos hoje que nosso Senhor Jesus Cristo almejava para que recebessem seus títulos de Santos?
- Porque as pessoas católicas que vemos hoje em nada se parecem com aquelas das quais ouvimos falar, que viveram, existiram e manifestavam o amor por Cristo?
- Porque não se veem, não os vemos nem de saias nem de calças, mais Santos como se via antigamente?
O sacramento que vocês receberão é maravilhoso e junto com ele virão 7 dons, usem-nos com sabedoria em busca da Verdade que é Cristo, sem permitir as emoções e as paixões ridículas tomem conta de suas mentes e de suas razões, turvando a vista para a verdade e para a realidade.
Busquem por fim encontrar a Cristo, Caminho, Verdade e Vida.

Os Catequistas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[...] não deixes por isso de abraçar estreitamente sua santa cruz. - São Padre Pio de Pietrelcina.

Perguntas 12ª Artigo do CREDO | Creio na Vida Eterna, amém. | Catecismo de São Pio X

Conhecer, Amar e Servir a Deus!

Perguntas 8° Artigo do CREDO | Catecismo de São Pio X

Teologia do Corpo - Christopher West - Parte 1