CATECISMO DE SÃO PIO X | Sacramentos - Confirmação ou Crisma

CAPÍTULO III
Da Confirmação ou Crisma



1) Que é o Sacramento da Confirmação?
R: A Confirmação, ou Crisma, é um Sacramento que nos dá o Espírito Santo, imprime na nossa alma o caráter de soldados de Cristo, e nos faz perfeitos cristãos.

2) De que maneira o Sacramento da Confirmação nos faz perfeitos cristãos?
R: A Confirmação faz-nos perfeitos cristãos, confirmando-nos na fé, e aperfeiçoando em nós as outras virtudes e os dons recebidos no santo Batismo; e é por isso que se chama Confirmação.
3) Quais são os dons do Espírito Santo que se recebem na Confirmação?
R: Os dons do Espírito Santo, que se recebem na Confirmação, são sete:
1º Sabedoria,
2º Entendimento;
3º Conselho;
4º Fortaleza;
5º Ciência;
6º Piedade;
7º Temor de Deus.

4) Qual é a matéria deste Sacramento?
R: A matéria deste Sacramento, além da imposição das mãos do Bispo, é a unção feita na fronte da pessoa batizada, com o santo Crisma; por isso, este Sacramento se chamatambém Crisma, que significa Unção.

5) Que é o santo Crisma?
R: O santo Crisma é óleo de oliveira misturado com bálsamo, e consagrado pelo Bispo na Quinta-Feira Santa.

6) Que significam o óleo e o bálsamo neste Sacramento?
R: Neste Sacramento, o óleo, que se derrama e fortalece, significa a abundância da graça que se difunde na alma do cristão para o confirmar na fé; e o bálsamo, que é aromático e preserva da corrupção, significa que o cristão fortificado por esta graça é capaz de difundir o bom aroma das virtudes cristãs, e de preservar-se da corrupção dos vícios.

7) Qual é a forma do Sacramento da Confirmação?
R: A forma atual do Sacramento da Confirmação é esta: Recebe o sinal do dom do Espírito Santo, que substituiu a antiga: Eu te assinalo com o sinal da Cruz, e te confirmo com o Crisma da salvação, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Assim seja.

8) Quem é o ministro do Sacramento da Confirmação?
R: O ministro ordinário do Sacramento da Confirmação e só o Bispo.

9) Com que cerimônias administra o Bispo a Confirmação?
R: O Bispo, para administrar o Sacramento da Confirmação, primeiro estende as mãos sobre os que estão para se crismar, invocando sobre eles o Espírito Santo; em segui da faz uma unção em forma de cruz com o santo Crisma na fronte de cada um, dizendo as palavras da forma; depois, com a mão direita, dá uma leve bofetada na face do crismado, dizendo: A paz seja contigo; e no fim abençoa solenemente todos os crismados.

10) Por que se faz a unção na fronte?
R: Faz-se a unção na fronte, onde aparecem os sinais do temor e da vergonha, a fim de que o crismado entenda que não deve envergonhar-se do nome e da profissão de cristão, nem ter medo dos inimigos da fé.

11) Por que se dá uma leve bofetada na face do crismado?
R: Dá-se uma leve bofetada na face do crismado para que saiba que deve estar pronto a sofrer todas as afrontas e todas as penas pela fé e amor de Jesus Cristo.

12) Devem todos procurar receber o Sacramento da Confirmação?
R: Sim, todos devem procurar receber o Sacramento da Confirmação e fazer que os seus subordinados o recebam.

13) Em que idade é conveniente receber o Sacramento da Confirmação?
R: A idade em que é conveniente receber o Sacramento da Confirmação é a de sete anos, pouco mais ou menos, porque então costumam começar as tentações e já se pode conhecer bastante a graça deste Sacramento, e conservar-se a lembrança de tê-lo recebido.

14) Que disposições se requerem para receber o Sacramento da Confirmação?
R: Para receber dignamente o Sacramento da Confirmação é necessário estar em estado de graça, saber os mistérios principais da nossa santa Fé, e aproximar-se deste Sacramento com reverência e devoção.

15) Cometeria pecado quem recebesse a Confirmação segunda vez?
R: Cometeria um sacrilégio, porque a Confirmação é um daqueles Sacramentos que imprimem caráter na alma e que portanto só se podem receber uma vez.

16) Que deve fazer o cristão para conservar a graça da Confirmação?
R: Para conservar a graça da Confirmação, o cristão deve orar freqüentemente, fazer boas obras, e viver segundo a lei de Jesus Cristo, sem respeito humano.

17) Por que também na Confirmação há padrinhos e madrinhas?
R: Para que estes, com as palavras e com os exemplos, orientem o crismado no caminho da salvação e o auxiliem nos combates espirituais.

18) Que condições se requerem no padrinho?
R: O padrinho deve ser de idade conveniente, católico, crismado, instruído nas coisas mais necessárias da religião e de bons costumes; e deve ser do mesmo sexo que o crismado.

19) Contrai algum parentesco com o crismado o padrinho de Crisma?
R: Sim, o padrinho de Crisma contrai parentesco espiritual com o crismado; mas este parentesco não é impedimento para o matrimônio.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[...] não deixes por isso de abraçar estreitamente sua santa cruz. - São Padre Pio de Pietrelcina.

Perguntas 12ª Artigo do CREDO | Creio na Vida Eterna, amém. | Catecismo de São Pio X

Conhecer, Amar e Servir a Deus!

Perguntas 8° Artigo do CREDO | Catecismo de São Pio X

Teologia do Corpo - Christopher West - Parte 1