CATECISMO DE SÃO PIO X | Dos Mandamentos que se referem ao próximo - Do quinto Mandamento da Lei de Deus

§ 2o - Do quinto Mandamento da Lei de Deus


Aconteceu, tempos depois, que Caim apresentou ao Senhor frutos da terra como oferta. Abel, por sua vez, ofereceu os primeiros cordeirinhos e a gordura das ovelhas. E o Senhor olhou para Abel e sua oferta, mas não deu atenção a Caim e sua oferta. Caim se enfureceu e ficou com o rosto abatido. O Senhor disse a Caim: Por que estás enfurecido e andas com o rosto abatido? Não é verdade que, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida? Mas se não o fizeres, o pecado não estará à porta, espreitando-te, como um assaltante? Tu, porém, terás de dominá-lo . Caim disse a Abel, o irmão: Vamos para o campo! Mas, quando estavam no campo, Caim agrediu o irmão Abel e o matou. O Senhor perguntou a Caim: Onde está teu irmão Abel? E ele respondeu: Não sei. Acaso sou o guarda de meu irmão? O que fizeste? perguntou ele Ouço da terra a voz do sangue de teu irmão, clamando por vingança! Agora serás amaldiçoado pela própria terra que engoliu o sangue de teu irmão, derramado por ti. Quando cultivares o solo, negar-te-á o sustento e virás a ser um fugitivo, errante sobre a terra . Caim disse ao Senhor : O castigo é grande demais para suportá-lo. Eis que hoje me expulsas da face deste solo fértil e devo ocultar-me diante de teu rosto. Quando estiver fugindo e vagueando pela terra, quem me encontrar, matar-me-á . Mas o Senhor lhe disse: Pois bem. Se alguém matar Caim, será vingado sete vezes . O Senhor pôs, então, um sinal em Caim para que ninguém, ao encontrá-lo, o matasse. Afastando-se da presença do Senhor, Caim foi habitar na região de Nod, ao oriente de Éden. Gênesis 4, 3-16





1) Que nos proíbe o quinto Mandamento: não matar?
R: O quinto Mandamento: não matar, proíbe dar a morte ao próximo, nele bater ou feri-lo, ou causar qualquer outro dano no seu corpo, por nós ou por meio de outrem. Proíbe também ofendê-lo com palavras injuriosas e querer-lhe o mal. Neste Mandamento Deus proíbe ainda ao homem dai, a morte a si mesmo, isto é, o suicídio.



2) Por que é pecado grave matar o próximo?
R: Porque o que mata usurpa temerariamente o direito que só Deus tem sobre a vida do homem; porque destrói a segurança da sociedade humana, e porque tira ao próximo a vida, que é o maior bem natural que ele tem neste mundo.


3) Haverá casos em que seja lícito matar o próximo?
R: É lícito tirar a vida do próximo: durante o combate em guerra justa; quando se executa por ordem da autoridade suprema a condenação à morte em castigo de algum crime; e finalmente quando se trata de necessária e legítima defesa da vida, no momento de uma injusta agressão.


4) No quinto Mandamento proíbe também Deus fazer mal à vida espiritual do próximo?
R: Sim, Deus no quinto Mandamento proíbe também fazer mal à vida espiritual do próximo com o escândalo.


5) Que é o escândalo?
R: O escândalo é toda palavra, ação ou omissão, que é ocasião . ao para os outros de cometerem pecados.


6) É pecado grave o escândalo?
R: O escândalo é um pecado grave, porque tende a destruir a maior obra de Deus, que é a redenção, com a perda das almas: pois que ele dá ao próximo a morte da alma tirando-lhe a vida da graça, que é mais preciosa que a vida do corpo; e porque é causa de uma multidão de pecados. Por isso, Deus ameaça os escandalosos com os mais severos castigos.


7) Por que no quinto Mandamento Deus proíbe ao homem dar a morte a si mesmo, isto é, suicidar-se?
R: No quinto Mandamento Deus proíbe o suicídio, porque o homem não é senhor da sua vida, como o não é da dos outros. A Igreja, por seu lado, castiga o suicida com a privação da sepultura eclesiástica.


8) É proibido no quinto Mandamento também o duelo?
R: Sim, o quinto Mandamento proíbe também o duelo, porque o duelo participa da malícia do suicídio e do homicídio, e fica excomungado todo o que voluntariamente nele toma parte, ainda que seja como simples espectador.


9) É também proibido o duelo, quando é excluído o perigo de morte?
R: Sim, é também proibido este duelo, porque não só não podemos matar, mas nem sequer ferir voluntariamente a nós mesmos ou a outrem.


10) Pode a defesa da honra justificar o duelo?
R: Não. Porque é falso que no duelo se repare a ofensa, e porque não se pode reparar a honra com uma ação injusta, irracional e bárbara, qual é o duelo.


11) Que nos ordena o quinto Mandamento?
R: O quinto Mandamento ordena-nos que perdoemos aos nossos inimigos e queiramos bem a todos.


12) Que deve fazer quem danificou o próximo na vida do corpo, ou na da alma?
R: Quem danificou o próximo, não basta que se confesse, mas deve também reparar o mal que fez, compensando o próximo dos danos que lhe causou, retratando os erros que lhe ensinou, e dando-lhe bom exemplo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teologia do Corpo - Christopher West - Parte 1

CATECISMO DE SÃO PIO X | Dos Mandamentos que se referem ao próximo - Do oitavo Mandamento da Lei de Deus

Conhecer, Amar e Servir a Deus!

[...] não deixes por isso de abraçar estreitamente sua santa cruz. - São Padre Pio de Pietrelcina.

Perguntas 12ª Artigo do CREDO | Creio na Vida Eterna, amém. | Catecismo de São Pio X