Terceira Parte - Dos Mandamentos da Lei de Deus e da Igreja | CATECISMO DE SÃO PIO X


Terceira Parte
Dos Mandamentos da Lei de Deus e da Igreja

CAPÍTULO I

Dos Mandamentos da Lei de

Deus em geral

A lei do Senhor, que é imaculada, converte as almas; o testemunho do Senhor é fiel, dá sabedoria aos pequeninos. 


Lex Domini inmaculata convertensanimas tes-timonium Domini fidele sapientiam praestans par- vulis.

As justiçasdo Senhor são retas, alegram os corações; o preceito do Senhor é claro, esclarece os olhos. 

Iustitiae Domini rectae laetificantes corda praeceptum Domini lucidum inluminans oculos.

O temor do Senhor é santo, permanece pelos séculos dos séculos; os juízos do Senhor são verdadeiros, cheios de justiça em si mesmos.
Timor Domini sanctus permanens in saeculum saeculi iudicia Domini vera iustificata in semet ipsa. 

São mais para desejar do que o muito ouro e as muitas pedras preciosas; e são mais doces que o mel e o favo.

Desiderabilia super aurum et lapidem pretiosum multum et dulciora super mel et favum . 

Por isso o teu servo os guarda, e em os guardar há grande recompensa .

Etenim servus tuus custodit ea in custodiendis illisretributio multa . 

Salmo 18, 8-12




Bem aventurados os que se conservam sem mácula no caminho, os que andam na lei do Senhor.

Beati inmaculati in via Qui ambulant in lege Domini. 

Salmo 118, 1




De todo o meu coração te busquei; não me deixes transviar dos teus mandamentos.

In toto corde meo exquisivi te non repellas me a mandatistuis. 

Escondi no meu coração as tuas palavras, para não pecar contra ti .

In corde meo abscondi elo quia tua ut non peccem tibi. 

Bendito és, Senhor; ensina-me as tuas justas leis . 

Benedictus es Domine doce me iustificationes tuas. 


Salmo 118, 10-12




Deleitei-me no caminho das tuas ordens, tanto como em todas as riquezas.

In via testimoniorum tuorum delectatus sum sicut in omnibus divitiis

Nos teus mandamentos me exercitarei, e considerarei os teus caminhos.

In mandatis tuis exercebor et considerabo vias tuas
Nas tuas ordens meditarei; não me esquecerei das tuas palavras.

In iustificationibus tuis meditabor non obliviscar sermones tuos

Concede esta graça ao teu servo, dá-me vida, e eu guardarei as tuas palavras.

Retribue servo tuo vivifica me et custodiam sermones tuos

Tira o véu dos meus olhos, e considerarei as maravilhas da tua lei. 

Revela oculos meos et considerabo mirabilia de legetua

Salmo 118, 14-18



Minha alma desejou ansiosa em todo o tempo as tuas justas leis.

Con cu pi vitani mamea desider ar e iu stifiationes tuas in omni tempore.

Salmo 118, 20


Dá-me inteligência, e estudarei a tua lei, e a guardarei de todo o meu coração . 

Da mihi intellectum et scrutabor legem tuam et custodiam illam in toto corde meo.

Guia-me pela senda de teus mandamentos, porque essa mesma desejei.

Deduc me in semita mandatorum tuorum quia ipsam volui.

Inclina o meu coração para os teus preceitos, e não para a avareza.

Inclina cor meum in testimonia tua et non inavaritiam

Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade; faze que eu viva segundo o teu caminho .

Averte oculos meos ne videant vanitatem in via tua vivifica me. 

Salmo 118, 34-37



Meditarei nos teus mandamentos, que eu amo. 

Et meditabar in mandatis tuis quae dilexi.


Levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos, que eu amo, e exercitar-me-ei nas tuas ordens.

Et levavi manus meas ad mandata quae dilexi et exercebar in iustificationibustuis.

Salmo 118, 47-48



1) De que trata a terceira parte da Doutrina Cristã?
R: A terceira parte da Doutrina Cristã traiu dos Mandamentos da Lei de Deus e da Igreja.

2) Quantos são os Mandamentos da Lei de Deus?
R: Os Mandamentos da Lei de Deus são dez:
1o Amar a Deus sobre todas as coisas.
2o Não tomar seu Santo Nome em vão.
3o Guardar domingos e festas.
4o Honrar pai e mãe.
5o Não matar.
6o Não pecar contra a castidade.
7o Não furtar.
8o Não levantar falso testemunho.
9o Não desejar a mulher do próximo.
10o Não cobiçar as coisas alheias.


3) Por que têm esse nome os Mandamentos da Lei de Deus?
R: Os Mandamentos da Lei de Deus têm esse nome porque foi o próprio Deus que os gravou ria alma de todo o homem, os promulgou no monte Sinai, na antiga Lei, esculpidos em duas tábuas de pedra, e Jesus Cristo os confirmou na Lei nova.

4) Quais são os Mandamentos da primeira tábua?
R: Os Mandamentos da primeira tábua são os três primeiros, que se referem diretamente a Deus, e aos deveres que temos para com Ele.

5) Quais são os Mandamentos da segunda tábua?
R: Os Mandamentos da segunda tábua são os últimos sete, que se referem ao próximo e aos deveres que temos para com ele.

6) Somos obrigados a observar os Mandamentos?
R: Sim, todos somos obrigados a observar os Mandamentos, porque todos devemos viver segundo a vontade de Deus que nos criou; e basta transgredir gravemente um só deles para merecermos o Inferno.

7) Podemos observar os Mandamentos?
R: Podemos, sem dúvida, observar os Mandamentos da Lei de Deus, porque Deus não nos manda nenhuma coisa impossível, e dá a graça para os observar a quem ti pede devidamente.

8) Que se deve considerar em cada Mandamento?
R: Em cada Mandamento deve-se considerar a parte positiva e a parte negativa; isto é, o que nos é ordenado e o que nos é proibido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Busca da Verdade

CATECISMO DE SÃO PIO X | Dos Novíssimos e de outros meios principais para evitar o pecado

[...] não deixes por isso de abraçar estreitamente sua santa cruz. - São Padre Pio de Pietrelcina.

CATECISMO DE SÃO PIO X | Dos dons do Espírito Santo

Perguntas 12ª Artigo do CREDO | Creio na Vida Eterna, amém. | Catecismo de São Pio X