Perguntas 10° Artigo do CREDO | Catecismo de São Pio X

CAPÍTULO XI

Do décimo artigo do Credo

Alguns dias depois, Jesus entrou novamente em Cafarnaum, e souberam que ele estava em casa. Reuniu-se tanta gente que nem mesmo em frente à porta havia lugar para todos. E Jesus lhes anunciava a palavra. Trouxeram-lhe um paralítico, carregado por quatro homens. Como não podiam levá-lo até Jesus, por causa da multidão, descobriram o teto no lugar em que ele se achava, e pela abertura desceram a maca em que estava deitado o paralítico. Ao ver a fé deles, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados . Ora, estavam sentados ali alguns escribas, pensando consigo mesmos: Como este homem pode falar assim? Ele blasfema! Quem pode perdoar pecados senão só Deus? Mas Jesus percebeu logo em seu espírito os pensamentos deles e disse: Por que estais pensando assim? a O que é mais fácil dizer ao paralítico: teus pecados estão perdoados ou dizer: levanta-te, toma a tua maca e anda? Pois bem, para que saiba isque o Filho do homem * tem na terra poder de perdoar os pecados disse ao paralítico eu te digo: levanta-te, toma a tua maca e vai para casa . Ele se levantou, pegou logo a sua maca e saiu à vista de todos. Todos se espantaram e se puseram a louvar a Deus, dizendo: Nunca vimos coisa igual!

Mar 2, 1-12



Perguntas:


1) Que nos ensina o décimo artigo do Credo: na remissão dos pecados ?
R: O décimo artigo do Credo ensina-nos que Jesus Cristo deixou à sua Igreja o poder de perdoar os pecados.

2) Pode a Igreja perdoar toda a espécie de pecados ?
R: Sim, a Igreja pode perdoar todos os pecados, por numerosos e graves que sejam, porque Jesus Cristo Lhe concedeu pleno poder de ligar e desligar.

3) Quem são os que na Igreja exercem este poder de perdoar os pecados ?
R: Os que na Igreja exercem o poder de perdoar os pecados são, em primeiro lugar, o Papa que é o único que possui a plenitude de tal poder; depois os Bispos e, sob a dependência dos Bispos, os Sacerdotes.

4) Como perdoa a Igreja os pecados ?
R: A Igreja perdoa os pecados pelos merecimentos de Jesus Cristo, administrando os Sacramentos por Ele instituídos para esse fim, especialmente o Batismo e a Penitência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[...] não deixes por isso de abraçar estreitamente sua santa cruz. - São Padre Pio de Pietrelcina.

Perguntas 12ª Artigo do CREDO | Creio na Vida Eterna, amém. | Catecismo de São Pio X

Conhecer, Amar e Servir a Deus!

Perguntas 8° Artigo do CREDO | Catecismo de São Pio X

Perguntas 11° Artigo do CREDO | Catecismo de São Pio X