Perguntas 9° Artigo do CREDO | Da Igreja docente e da Igreja discente. | Catecismo de São Pio X

§ 3o- Da Igreja docente e da Igreja discente.
Um anjo do Senhor falou a Filipe: Vai para o sul pelo caminho que, através do deserto, desce de Jerusalém para Gaza. E Filipe partiu. Ora, um etíope, camareiro e tesoureiro a serviço da rainha Candace da Etiópia, tinha ido prestar culto em Jerusalém. Voltava, sentado no seu
carro, lendo o profeta Isaías. O Espírito Santo disse a Filipe: Aproxima-te e acompanha aquele carro . Filipe acelerou o passo. Ouvindo que lia oprofeta Isaías, perguntou: Será que estás entendendo o que lês? Ele respondeu: Como é que vou entender se ninguém me orienta? Então convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado. A passagem da Escritura que ele lia era a seguinte: Como uma ovelha levada ao matadouro,e como um cordeiro diante de quem o tosquia,
ele emudeceu e não abre a boca. Com humilhação foi consumado o seu julgamento;de seus descendentes, quem falará?Pois a sua vida é tirada da terra.
O camareiro perguntou a Filipe: Dize-me, de quem o profeta está falando? De si mesmo ou de outro? Filipe pôs-se a falar e, começando com esta passagem da escritura, anunciou-lhe a boa-nova de Jesus. Seguindo o caminho, encontraram água e o camareiro disse m: Aqui existe água, o que impede que eu seja batizado? Mandou parar o carro, e os dois desceram para a água, Filipe e o boletocamareiro, e Filipe o batizou. Quando subiram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe, e o camareiro já não o viu, mas alegre prosseguiu seu caminho. Quanto a Filipe, foi parar em Azoto e, de passagem, anunciava a boa-nova a todas as cidades até chegar a Cesaréia.
Atos 8, 26-40




1) Há alguma distinção entre os membros que compõem a Igreja?
R: Entre os membros que compõem a Igreja há distinção muito importante, porque há uns que mandam, outros que obedecem, uns que ensinam, outros que são ensinados.

2) Como se chama a parte da Igreja que ensina?
R: A parte da Igreja que ensina chama-se docente, ou ensinante.

3) E a parte da Igreja que é ensinada, como se chama?
R: A parte da Igreja que é ensinada chama-se discente.

4) Quem estabeleceu esta distinção na Igreja?
R: Esta distinção na Igreja estabeleceu-a o próprio Jesus Cristo.

5) A Igreja docente e a Igreja discente são, pois, duas Igrejas distintas?
R: A Igreja docente e a Igreja discente são duas partes distintas de uma só e mesma Igreja, como no corpo humano a cabeça é distinta dos outros membros, e, não obstante, forma com eles um corpo só.

6) De que pessoas se compõe a Igreja docente?
R: A Igreja docente compõe-se de todos os Bispos (quer se encontrem dispersos, quer se encontrem reunidos em Concílio), unidos à sua cabeça, o Romano Pontífice.

7) E a Igreja discente, de que pessoas é composta?
R: Á Igreja discente é composta de todos os fiéis.

8) Quais são as pessoas que têm na Igreja autoridade de ensinar?
R: Os que têm na Igreja o poder de ensinar são o Papa e os Bispos e, sob a dependência destes, os outros ministros sagrados.

9) Somos obrigados a ouvir a Igreja docente?
R: Sim, sem dúvida, somos todos obrigados a ouvir a Igreja docente, sob pena de condenação eterna, porque Jesus Cristo disse aos Pastores da Igreja, na pessoa dos Apóstolos: Quem vos ouve, a Mim ouve, e quem vos despreza, a Mim despreza.

10) Além da autoridade de ensinar, tem a Igreja mais algum poder?
R: Sim, além da autoridade de ensinar, a Igreja tem especialmente o poder de administrar as coisas santas, de fazer leis e de exigir a sua observância.

11) Virá do povo o poder que têm os membros da hierarquia eclesiástica?
R: O poder que têm os membros da hierarquia eclesiástica não vem do Povo, e seria heresia o dizê-lo: vem unicamente de Deus.

12) A quem compete o exercício destes poderes?
R: O exercício destes poderes compete unicamente ao corpo hierárquico, isto é, aoPapa e aos Bispos a ele subordinados,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CATECISMO DE SÃO PIO X | Dos Mandamentos que se referem ao próximo - Do quinto Mandamento da Lei de Deus

Conhecer, Amar e Servir a Deus!

Dos Mandamentos que se referem a Deus - Do segundo Mandamento da Lei de Deus | CATECISMO SÃO PIO X

[...] não deixes por isso de abraçar estreitamente sua santa cruz. - São Padre Pio de Pietrelcina.

VIAGENS PARA A ETERNIDADE