domingo, 19 de março de 2017

Perguntas 9° Artigo do CREDO | Da Igreja em geral | Catecismo de São Pio X

CAPÍTULO X
 Do nono artigo do Credo
   
Então os apóstolos e presbíteros, de acordo com toda a Igreja, resolveram escolher alguns homens e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé; escolheram Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens influentes entre os irmãos. Por seu intermédio enviaram a seguinte carta: Os irmãos, os apóstolos e presbíteros saúdam os irmãos de Antioquia, Síria e Cilícia, convertidos dentre os pagãos. Chegou ao nosso conhecimento que alguns dos nossos vos têm perturbado com palavras, confundindo vossas mentes, sem nenhuma autorização de nossa parte. Por isso resolvemos, de comum acordo, enviar-vos alguns homens escolhidos, em companhia de nossos amados Barnabé e Paulo, que expuseram suas vidas pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Estamos enviando Judas e Silas para vos comunicar de viva voz as mesmas coisas. Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor nenhuma outra exigência além das necessárias: que vos abstenhais das carnes imoladas aos ídolos, do sangue, das carnes sufocadas e da prostituição. Procedereis bem evitando estas coisas.* Passai bem.
Atos 15, 22-29    


Perguntas

§ 1o - Da Igreja em geral  

1) Que nos ensina o nono artigo do Credo: creio na  Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos? 
R: O nono artigo do Credo ensina-nos que Jesus Cris to fundou sobre a terra unia sociedade visível, a qual se chama Igreja Católica, e que todas as pessoas que fazem parte desta Igreja estão em comunhão entre si.  

2) Por que, depois do artigo que trata do Espírito  Santo, fala-se imediatamente da Igreja Católica?
R: Depois do artigo que trata do Espírito Santo, fala-se imediatamente da Igreja Católica, para indicar que toda a santidade da mesma Igreja procede do Espírito Santo, que é o autor de toda a santidade.  

3) Que quer dizer esta palavra Igreja?
R: A palavra Igreja quer dizer convocação ou reunião de muitas pessoas.  

4) Quem nos convocou ou chamou para a Igreja de Jesus Cristo?
R: Nós fomos chamados para a Igreja de Jesus Cris to por uma graça particular de Deus , a fim de que, com a luz da fé e pela observância da lei divina, Lhe prestemos o culto devido, e cheguemos à vida eterna.   

5) Onde se encontram os membros da Igreja?
R: Os membros da Igreja encontram-se parte no Céu, e formam a Igreja triunfante; parte no Purgatório, e formam a Igreja padecente; parte na terra, e formam a Igreja militante.  

6) Estas diversas partes da Igreja constituem uma só Igreja?
R:Sim, estas diversas partes da Igreja constituem uma só Igreja e um só corpo, porque têm a mesma cabeça que é Jesus Cristo, o mesmo espírito que as anima e as tine, e o mesmo fim que é a felicidade eterna, que uns já estão gozando e que outros esperam.  

7) A qual das partes da Igreja se refere principal mente este nono artigo? 
R: Este nono artigo do Credo refere-se principalmente à Igreja militante, que é a Igreja na qual estamos atualmente. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo Seu comentário. Deus o abençoe!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...