Perguntas 8° Artigo do CREDO | Catecismo de São Pio X


CAPÍTULO IX
Do oitavo artigo do Credo

   
Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como de um vento impetuoso, que encheu toda a casa em que estavam sentados. Viram aparecer, então, uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.* Ora, em Jerusalém moravam judeus, homens piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo aquele ruído, acorreu muita gente e se maravilhava de que cada um os ouvisse falar em sua própria língua. Profundamente impressionados, manifestavam sua admiração e diziam: Estes que es tão falando não são todos galileus? Como, então, todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Partos, medos, elamitas, os que habitam a Mesopotâmia, a Judéia, a Capadócia, o Ponto, a Ás ia, a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia, próximas de Cirene, peregrinos romanos , judeus ou convertidos ao judaísmo, cretenses e árabes  todos os ouvimos falar as grandezas de Deus em nossas próprias línguas. Atônitos e fora de si, diziam uns para os outros: O que quer dizer isso? Outros, zombando, diziam: Eles es tão cheios de vinho. Atos 2, 1-13    


Perguntas

1) Que nos ensina o oitavo artigo do Credo: creio no Espírito Santo? 
 R: O oitavo artigo e lo Credo ensina-nos que exis te o Espírito Santo, terce ira Pessoa da Santíssima Trindade, e que Ele é Deus eterno, infinito, onipotente, Criador e Senhor de todas as coisas, como o Padre e o Filho.  

2) De quem procede o Espírito Santo?  
R:O Espírito Santo procede do Padre e do Filho como de um só princípio, por via de vontade e de amor.  


3) Se o Filho procede do Padre, e o Espírito Santo procede do Padre e do Filho, parece que o Padre e o Filho exis tem antes do Espírito Santo. Como então se diz que são eternas todas as três Pessoas divinas?
Diz-se que s i o eternas todas as três Pessoas divinas , porque o Padre gerou o Filho desde toda a eternidade, e do Padre e do Filho procede o Espírito Santo, também desde toda a eternidade.  

4) Por que a tecera Pessoa da Santíssima Trindade se designas particularmente com o nome de Espírito Santo ?
R: Designa-se a terce ira Pessoa da Santíssima Trindade particularmente com o nome de Espírito Santo, porque procede do Padre e do Filho por meio de expiração e de amor.   

5) Que obra se atribui especialmente ao Espírito Santo?
R: Ao Espírito Santo atribui-se especialmente a santificação das almas.  

6) O Padre e o filho santificam-nos também, como o Espírito Santo?
R: Sim, todas as três Pessoas divinas nos santificam igualmente.  

7) Se assim Espírito Santo a santificação das almas?  Atribui-se em particular ao Espírito Santo a santificação das almas , porque é obra de amor, e as obras de amor atribuem-se ao Espírito Santo.  

8) Quando o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos?
R: O Espírito Santo desceu sobre os Após tolos no dia de Pentecostes , is to é, cinqüenta dias depois da Ressurreição de Jesus Cristo, e dez dias depois da sua Ascensão.  

9) Onde ficaram os Apóstolos nos dez dias antes da  festa de Pentecostes?
R:Os Apóstolos ficaram reunidos no Cenáculo em companhia da Virgem giz Maria e dos outros discípulos , e perseveravam na oração esperando o Espírito Santo que Jesus lhes havia prometido.    

10) Quais foram os efeitos que o Espírito Santo produziu nos Apóstolos? 
R: O Espírito Santo confirmou na fé os Após tolos , encheu-os de luzes , de forças , de caridade e da abundância de todos os seus dons.  

11) Foi enviado o Espírito Santo só aos Apóstolos?
R: O Espírito Santo foi enviado a toda a Igreja e a todas as almas fiéis.  

12) Que opera o Espírito Santo na Igreja?
R: O Espírito Santo, como a alma no corpo, vivifica a Igreja com a sua graça e com os seus dons; estabelece n'Ela o reino da verdade e do amor; e assiste-lhe a fim de que oriente os seus filhos com firmeza tio caminho do Céu. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perguntas 10° Artigo do CREDO | Catecismo de São Pio X

Conselhos de São João da Cruz para imitar a Cristo

Perguntas 9° Artigo do CREDO | Da comunhão dos Santos. | Catecismo de São Pio X

Perguntas 11° Artigo do CREDO | Catecismo de São Pio X

Perguntas 9° Artigo do CREDO | Daqueles que estão fora da Igreja. | Catecismo de São Pio X