Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2016

NATUREZA DOS SACRAMENTOS

Que se entende pela palavra Sacramento?


Pela palavra Sacramento entende-se um sinal sensível e eficaz da graça, instituído por Jesus Cristo, para santificar as nossas almas. O Catecismo Romano, entre outras definições, assim apresenta os sentidos da palavra Sacramento: “No sentido profano,(…) a palavra Sacramento era utilizada para designar “compromisso militar”, o juramento, pelo qual os soldados se comprometiam a servir fielmente ao Estado”. “No sentido religioso genérico, (…) a palavra “sacramento” era utilizada para designar coisa sagrada, que se oculta ao olhar, corresponde este sentido aos que os Padres Gregos exprimiam com o termo “mistério” .  Santo Agostinho, assim define um sacramento: “Sacramento é o sinal de uma coisa sagrada”.

Por que chamais aos Sacramentos sinais sensíveis e eficazes da graça?

Porque todos os Sacramentos significam, por meio de coisas sensíveis, a graça divina que eles produzem na nossa alma. “No sentido religioso especifico… Por esse motivo, os Doutores …

Fazei-me instrumento de vossa paz!

São Francisco de Assis, diante dos Muçulmanos, se ofereceu para uma prova de fogo, pedindo aos sacerdotes muçulmanos que entrassem numa fogueira com ele: "Eu e teus sacerdotes (...)". Pouco se importando com o resultado, a confiança em Deus sempre foi maior.
Às vezes, tenho a nítida impressão de que o que antes era coragem cristã deu lugar a uma espécie de sentimento frouxo, de uma alegria boba, como se nossa fé se resumisse a cantar musiquinhas e fazer dancinhas de roda. Gritando: “Vai bumbum, vai bumbum.” Quem nunca? Esse movimento tem outro nome chama-se "movimento Hippie" e nem de longe pode ser considerado Catolicismo.
A invocação do amor que vemos hoje, o amor a todo o custo, deixou a muito tempo de ser amor, tornou-se um espírito de covardia ao extremo, que faz com que a maioria de nós sequer tenha coragem de dizer a verdade ao próximo (a quem amamos) para não magoá-lo, preferirmos a mentira, para nós mesmos e para o mundo. Mas, nos escondemos atrás da palavr…

Fatos da vida de São Francisco de Assis.

Imagem
São Francisco de Assis

Uma noite, entrando São Francisco de Assis na pequena Igreja da Porciúncula encontrou-a toda iluminada. Admirado pelo prodígio, avançou de alguns passos, divisando, no meio do côro de anjos, Jesus com a Santíssima Virgem. – Pede-me o que desejares, disse Jesus a Francisco. – Senhor –, respondeu o Santo –, peço-vos que concedais o perdão a todos os fiéis que, arrependidos de seus pecados vierem rezar nesta Igreja. Jesus concedeu, pela intercessão de Nossa Senhora, o grande privilégio, que foi depois confirmado pelo Papa Honório III. Chama-se atualmente perdão de Assis ou Indulgência da Porciúncula.         Fonte: Catecismo ilustrado de São Pio X - 1955



Impressão dos ESTIGMAS de São Francisco
Dois anos antes da sua morte, São Francisco retirou-se para o monte Alverne, onde começou um jejum de quarenta dias em honra de São Miguel. Foi ai que, no meio de vigílias e duma incessante oração, ele viu um serafim de asas flamejantes, cujos pés e mãos estavam pregados a uma cruz,…