A Santíssima TRINDADE, DEUS UNO E TRINO.

CREDO de Santo Atanásio (Ano 295 - 373)



1. Todo aquele que quer ser salvo, antes de tudo deve professar a fé católica. 
2. Porque aquele que não a professar, integral e inviolavelmente, sem dúvida perecerá por toda eternidade.
3. A fé católica consiste em adorar um só Deus em três pessoas e três pessoas em um só Deus. 
4. Sem confundir as Pessoas nem separar a substância.
5. Porque uma só é a Pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo.
6. Mas uma só é a divindade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, igual a glória, coeterna a majestade.
7. Tal como é o Pai, tal é o Filho, tal é o Espírito Santo.
8. Incriado é o Pai, incriado o Filho, incriado o Espírito Santo.
9. Imenso é o Pai, imenso o Filho, imenso o Espírito Santo.
10. Eterno o Pai, eterno o Filho, eterno o Espírito Santo;
11. E Contudo, não são três eternos, mas um único eterno;
12. Assim como não há três incriados, nem três imensos, porém um só incriado e um só imenso.
13. Da mesma forma, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente;
14. E contudo, não há três onipotentes, mas um só onipotente.
15. Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus;
16. E contudo, não são três deuses, porém um único Deus.
17. Do mesmo modo o Pai é Senhor, assim o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor.
18. E contudo não são três Senhores, mas um só Senhor.
19. Porque, assim como a verdade cristã nos manda confessar que cada uma das das pessoas é Deus e Senhor, do mesmo modo a religião católica nos proíbe dizer que são três deuses ou três senhores.
20. O Pai não foi feito, nem gerado, nem criado por ninguém. 
21. O Filho procede do Pai; não feito, nem criado, mas gerado.
22. O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado, mas procede do Pai e do Filho.
23. Não há, pois, senão um só Pai, e não três Pais; um só Filho, e não três Filhos; um só Espírito Santo, e não três Espíritos Santos.
24. E nesta Trindade não há nem mais antigo nem menos antigo, nem maior nem menor, mas as três Pessoas são coeternas e iguais entre si.
25. De sorte que, como se disse acima, em tudo se deve adorar a unidade na Trindade e a Trindade na unidade.
26. Quem, pois, quiser salvar-se, deve pensar assim a respeito da Trindade.
27. Mas para alcançar a salvação, é necessário ainda crer fielmente na encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo.
28. A fé verdadeira, por conseguinte, é crermos e confessarmos que nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem. 
29. É Deus, gerado na substância do Pai desde toda a eternidade; é homem porque nasceu, no tempo, da substância da sua Mãe. 
30. Deus perfeito e homem perfeito, com alma racional e carne humana.
31. Igual ao Pai segundo a divindade, menor que o Pai segundo a humanidade.
32. E embora seja Deus e homem, contudo não são dois, mas um só Cristo.
33. É um, não porque a divindade se tenha convertido em humanidade, mas porque Deus assumiu a humanidade.
34. Um, finalmente, não por confusão de substâncias, mas pela unidade de pessoa.
35. Porque, assim como a alma racional e o corpo formam um só homem, assim também a divindade e a humanidade formam um só Cristo.
36. Ele sofreu a morte por nossa salvação, desceu aos infernos e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos.
37. Subiu aos Céus e está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.
38. E quando vier, todos os homens ressuscitarão com os seus corpos, para prestar contas de seus atos. 
39. E os que tiverem praticado o bem irão para a vida eterna, e os maus para o fogo eterno. 
40. Esta é a fé católica, e quem não a professar fiel e firmemente não se poderá salvar.

Tradução do Pe. Valdomiro Pires Martins, Catecismo Romano.

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