Sejamos retratos de Deus

Não podemos viver profanando e manchando a imagem divina que trazemos em nossa alma. 

Nosso dever é trabalhar em todos os momentos de nossa vida e com todos os auxílios que recebemos de Deus, para conseguirmos que esse retrato divino seja cada dia mais semelhante ao modelo que temos diante de nossos olhos. O nosso modelo consumado é Jesus Cristo.

Quem é Jesus Cristo? É o mistério da pobreza... Apresenta-se no mundo num estábulo. Repousa sobre duras palhas num mísero presépio... Chama a si os pobres: com eles se ajunta e quer que formem a corte do novo reino (...). 

Quem é Jesus Cristo? O mistério do trabalho... Encerra-se numa oficina e trabalha para comer o pão amassado com o suor do seu rosto... Anda de cidade em cidade, espalhando a doutrina da verdade e a semente da perfeição. Ele mesmo afirma que não tem uma pedra para repousar a cabeça. 

Quem é Jesus Cristo? O mistério da verdade... Fala em toda a parte. Fala das doutrinas mais elevadas. Trata dos problemas religiosos, os maiores que jamais foram tratados no mundo. Ouvem-no seus inimigos, procurando surpreender nele algum erro... Não o conseguem. Ele é o único homem em cujos lábios jamais apareceu a sombra fatídica do erro e do engano.

Quem é Jesus Cristo? O mistério do amor... Amou até a abnegação mais absoluta, amou até o sacrifício, amou seus verdugos, seus inimigos, amou até fazer-se nosso alimento, amou até a morte da cruz. 

Quem é Jesus Cristo? O mistério da humilhação... Lavou os pés de seus discipulos, subiu a uma cruz e ali naquele madeiro, que era o patíbulo dos escravos, ali o contemplou a humanidade desnudo e abandonado de todos. 

Quem é Jesus Cristo? O mistério da obediência. Obedeceu desde o berço até o túmulo. Não se desviou nem um ápice do caminho que lhe traçou o Pai celeste. 

Quem é Jesus Cristo? É o mistério do poder... Contra Ele se levantaram todos os partidos políticos de sua nação. O que representavam a lei e a religião coligaram-se também contra Ele. Até seus inimigos mais íntimos na hora da dor o abandonaram. Estava só... Mas, afinal, triunfou de todos eles. Hoje, o que ontem o odiavam são pó e cinza levados pelo vento: Ele reina sobre todos os povos e sobre os corações. 

Quem é Jesus Cristo? É o mistério da Glória... Triunfou da morte. Subiu aos céus. Ali está sentado à direita de Deus Pai. Dali há de vir julgar os vivos e os mortos. E a sua glória não terá fim. Eis aí, em resumo, quem é Jesus Cristo. Todos os Santos procuraram ser reflexos perfeitíssimos desse Deus que, como diz S. Agostinho, para isso, precisamente se fez homem, para que tivéssemos o modelo mais admirável de Deus. 

 Trabalhemos e copiemos as divinas virtudes que nele resplandecem.

(Tesouro de Exemplos. Padre Francisco Alves)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[...] não deixes por isso de abraçar estreitamente sua santa cruz. - São Padre Pio de Pietrelcina.

Dos Mandamentos que se referem a Deus - Do segundo Mandamento da Lei de Deus | CATECISMO SÃO PIO X

CATECISMO DE SÃO PIO X | Sacramentos - Penitência _ parte I

Perguntas 12ª Artigo do CREDO | Creio na Vida Eterna, amém. | Catecismo de São Pio X

A Crisma - Introdução