As mentiras em seu coração

E durante uma conversa fui confrontado com a seguinte frase: Existem tantas mentiras em seu coração como ousa defender a verdade?

A afirmação é simplesmente apelativa e demonstra, claramente, pelo menos três verdades:

1) Desespero do interlocutor: O sujeito apela a uma frase feita obtida em lugar comum para sustentar uma mentira, mentira esta que, após a primeira página se desfaria como nevoeiro em dia de sol. Por saber disso, o interlocutor faz um ataque leviano e falso com intenção de deturpar e desviar atenção ao debate verdadeiro. (Comportamento tipico de idiotas e comunistas, que, em algum momento dá no mesmo).

2) Desconhecimento do assunto: Se fosse uma pessoa em busca da verdade jamais se preocuparia com aquilo que tenho em meu coração e que oculto mas, teria no mínimo a consideração de ver e respeitar as idéias que defendo e a valorizaria a busca que mantenho em minha vida por encontrar a verdade.
O próprio Santo Agostinho apresenta um entendimento que a Verdade só será alcançada após uma profunda purificação e libertação dos pecados, assim, poderemos ser livres para descobrir a verdade. Alias, Nosso Senhor Jesus Cristo, antes de Santo Agostinho, assim havia definido quando disse: Conhecereis a Verdade e a verdade vos libertará. 

3) Cinismo: Nota que o interlocutor jamais questionou se o conteúdo apresentado é falso, ele simplesmente se limita a dizer que não pode-se dizer a verdade. Como ousa dizer a verdade?
Sabemos que o pai da mentira é o demônio, isso nos ensinou nosso Senhor. E por outro lado, conviver e aceitar a mentira é logicamente fazer o trabalho do encardido. 

Rezemos pelas almas de nossos amigos e irmãos que se resignaram com a mentira e que com ela tem buscado conviver. Essas pessoas perderam a esperança e se acostumaram com o plano do encardido em suas vidas.

As mentiras que carrego em meu coração, só existem por um processo de contaminação e pecado que somente a busca por conhecer Deus e encontrar a verdade poderão purificar. Assim como, a aproximação das verdades da Fé e a frequência a liturgia verdadeira e aos sacramentos de Deus.

Portanto, digo: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teologia do Corpo - Christopher West - Parte 1

Conhecer, Amar e Servir a Deus!

Perguntas 12ª Artigo do CREDO | Creio na Vida Eterna, amém. | Catecismo de São Pio X

CATECISMO DE SÃO PIO X | Dos Mandamentos que se referem ao próximo - Do oitavo Mandamento da Lei de Deus

Perguntas 7° Artigo do CREDO | Catecismo de São Pio X