Quarta-feira de Cinzas

BENÇÃO DAS CINZAS



O rito da benção e da imposição das Cinzas abre oficialmente a Quaresma, já começada à meia-noite. Os Padres dos primeiros séculos fazem frequentes referencias à penitencia "in cínere et cilício" dos cristãos, aliás ja em uso entre os Hebreus (Lição) e os pagãos. A verdadeira penitência pública e oficial foi introduzida na Igreja nos séculos V e VI.

O período da penitência canônica começava na Quarta-feira de Cinzas e estendia-se até a Quinta-feira santa. Em Roma, no século VII, os penitentes se apresentavam aos Sacerdotes a isso delegados, faziam sua confissão e, se era o caso, recebiam uma veste de cilicio, coberta de cinzas, ficando impedidos de entrar na igreja e com ordem de retirar-se a algum mosteiro onde pudessem cumprir a penitência da Quaresma (Card. Schuster).

Em outros lugares, os penitentes cumpriam na própria casa a penitencia imposta. "Era, porém, uso geral começar a Quaresma com a Confissão, não só para purificar a alma, mas também para poder receber mais frequentemente a santa Comunhão no período sagrado (Righetti).

No século X, caindo em desuso a penitência pública, introduziu-se o costume de impor as cinzas também aos fiéis, uso que bem cedo generalizou-se e foi aprovado por Urbano II.

As Cinzas que, segundo prescrevem as rubricas ja em vigor no século XII, se obtém queimando as palmas e oliveiras bentas no ano precedente no Domingo de Ramos, são simbolo da morte e da caducidade das criaturas, (as quais o pecador se volta quando comete pecado): elas mesmas admoestam-no a voltar a Deus com penitência e humildade. Aos fiéis que as recebem com devoção, o sacramental da imposição das Cinzas obtêm a verdadeira compunção, o perdão dos pecados, a saúde da alma e do corpo, a vitoria sobre os espíritos malignos e, sobretudo, a graça de santificar a Quaresma.



Fonte: Missal Romano Quotidiano. Edições Paulinas. 1959.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[...] não deixes por isso de abraçar estreitamente sua santa cruz. - São Padre Pio de Pietrelcina.

Perguntas 12ª Artigo do CREDO | Creio na Vida Eterna, amém. | Catecismo de São Pio X

A Busca da Verdade

Conhecer, Amar e Servir a Deus!

Perguntas 8° Artigo do CREDO | Catecismo de São Pio X