A Crisma - Introdução

Quando a criança atinge o uso da razão, seus responsáveis procurem ensinar-lhes as verdades fundamentais da Fé Católica: Unidade e Trindade de Deus, Encarnação, Paixão e morte de Jesus Cristo, e o valor do Sacramento da Crisma.

E a criança, assim preparada, receberá com fé e devoção esse grande Sacramento.

Embora não indispensável para a salvação, priva-se de muitas graças quem não recebe a Crisma, e comete pecado quem não o faz por negligencia.

O padrinho ou madrinha de Crisma deve ser do mesmo sexo do crismando, e nunca pode ser o mesmo do Batismo.

O que é o Sacramento da Confirmação?

O Sacramento da Confirmação busca que a pessoa confirme, conscientemente, e de livre decisão a confirmação das promessas feitas no Batismo e firme um compromisso com Deus de segui-lo e não mais abandona-lo.
A unção realizada na pessoa demonstra que a partir da unção do óleo do Crisma, somos ungidos por Deus e repletos do Espirito Santo, já recebido no Batismo, agora, CONFIRMADOS em sua ação Santificante.

O que acontece na Confirmação?

Na confirmação é marcado na alma de um cristão batizado um selo indelével e eterno, que só se pode receber uma vez. O Dom do Espirito Santo é a força do Alto em que esse cristão realiza a graça do seu Batismo ao longo da Vida, como testemunha de Cristo. Torna-se então, um soldado de Cristo, combatendo e lutando pela Fé verdadeira revelação divina.

De que maneira se recebe a chamada unção do Espirito Santo?

Em uma celebração onde esteja presente um bispo da Igreja Católica, a unção é realizada com óleo, visto que é a unção. Todavia, é por meio da imposição de mãos realizada na mesma celebração que o Espirito Santo é transmitido a pessoa.


Muitas passagens na Bíblia fazem menção a transmissão do Espirito Santo por meio da imposição de mãos. No livro do Atos dos Apóstolos é possível verificar como essa prática é difundida entre os discípulos de Jesus. A esta imposição de mãos damos o nome de Crisma.

Também João Batista, o precursor do Batismo alertou que viria alguém a quem ele não é digno que desamarrar as sandálias e que batizaria a todos com o Fogo. 

Depois Jesus vem e alerta ao discípulos que enquanto ele não for, os discípulos não poderão receber o Espirito Santo, sendo assim, era necessário que ele partisse. 

Sendo um costume comum, a unção como método de preparação de um soldado ou de um sacerdote para o serviço a Deus, pareceu prudente que, a cerimonia do Crisma, assim como a do batismo, tivesse a utilização do óleo da Crisma para a unção do eleito.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[...] não deixes por isso de abraçar estreitamente sua santa cruz. - São Padre Pio de Pietrelcina.

CATECISMO DE SÃO PIO X | Dos Mandamentos que se referem ao próximo - Do décimo Mandamento da Lei de Deus

Perguntas 12ª Artigo do CREDO | Creio na Vida Eterna, amém. | Catecismo de São Pio X

CATECISMO DE SÃO PIO X | Dos Mandamentos que se referem ao próximo - Do oitavo Mandamento da Lei de Deus

CATECISMO DE SÃO PIO X | Dos Mandamentos que se referem ao próximo - Do sétimo Mandamento da Lei de Deus