Padrões morais, princípios, Honestidade...

As diferenças apareceram quando os problemas começaram, e isso , simplesmente fez toda a diferença.

Fiz a experiencia de fazer uma compra no Amazon.com para testar como funciona. Não fui atrás dos preços baixos, de modelos específicos ou coisa parecida. Meu interesse é saber como funciona a tão atacada cultura Norte Americana.

Realizei a compra no site, no inicio, aparentemente foi tudo similar a comprar nos sites no Brasil. As diferenças apareçam quando iniciaram os problemas.
Comprei dois itens que são uteis mas que não me eram essenciais. Um teclado e um cabo HDMI. O site envia a confirmação da compra, o valor, aviso do débito no seu cartão os custos de embalagem, custos para exportar os itens etc. Tudo muito transparente. Na invoice aparece especificado qual o valor do produto, qual o valor dos custos de expedição e qual o valor das taxas de importação.

O teclado chegou aproximadamente no dia previsto, na verdade com 1 dia de atraso por conta do agente local que realiza a entrega

O cabo HDMI nunca chegou. Dei algum tempo ao site para ver se eles iam me avisar algo e não me avisaram nada. Então resolvi entrar em contato.
Escrevi um curto e-mail para o site solicitando uma posição quanto a entrega do produto. O prazo informado para resposta é de 12 horas.
Recebi, menos duas horas depois, um longo e-mail com detalhadas informações a respeito da entrega, com as razões para a entrega não ter sido realizada e me perguntando se eu desejava receber meu dinheiro de volta, ou se queria que eles me enviassem novamente o produto.

Informei que estava testando o site para compras pois era a primeira vez, e que para completar meu teste eu precisava que o site fizesse a entrega do produto que não chegou.

no prazo de uma hora, uma pessoa me escreveu lamentando todo o ocorrido, que realmente não esperavam que esse tipo de transtorno acontecesse mas que em algumas circunstancias aconteciam situações que fugiam das mãos da Amazon.com e que eles iriam trabalhar duro para que isso não acontecesse novamente.

Fiquei, sinceramente surpreso com tudo. A pessoa ainda me informou no e-mail que iria reenviar o cabo, sem custos adicionais para mim, e disse que iria colocar um upgrade no método de entrega de maneira que eu receberia a entrega em 3 dias com a clara certeza de que não teria qualquer problema desta vez, sem custos adicionais.

A pessoa mais uma vez se lamentou pelo ocorrido, e me pediu desculpas por qualquer inconveniência que o problema tenha me causado.

por fim, um dia depois de todos esses e-mails, recebi uma informação dizendo que partes das despesas de exportação que paguei no começo do pedido não tinha sido utilizados pois tiveram uma redução tributaria e que seria devolvido o credito no cartão que foi feita a compra. Praticamente me devolveram metade do valor da compra.

Fiquei pensando em quantos princípios cristãos pode-se observar nessa situação. 
Muitas pessoas podem dizer que não tem nada a ver, que isso é uma relação comercial. Mas aqui podemos dizer que existe respeito ao próximo, praticamente uma relação de amor ao próximo. Honestidade, me esclareceram com clareza tudo o que aconteceu, sem mentiras, sem enrolação, sem discussão. 
Me pediram desculpas pelos transtornos que causaram. 
Me ofereceram ressarcimento por todo o dano que me causaram... Me ofereceram uma retribuição além do que eu havia solicitado no momento que informei do engano.
Depois, quando não era mais necessário me fazer qualquer restituição, me devolveram praticamente 50% do valor total da compra, pois por um beneficio tributário os impostos de exportação haviam sido reduzidos...

Eu posso afirma com 100% de convicção, que situações como essas jamais seriam observadas em qualquer lugar do Brasil. Em nenhum lugar mesmo.
Fico pensando comigo, quanto tenho que aprender e me aperfeiçoar se quero chegar a ser digno do reino dos céus, visto que o site da internet Amazon.com não pode ser considerado um santo, mas seguramente aplica dignidade, caráter, padrões morais, honestidade, virtudes elevadíssimas que dificilmente se encontra por cá.










]

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo Seu comentário. Deus o abençoe!

Postagens mais visitadas deste blog

[...] não deixes por isso de abraçar estreitamente sua santa cruz. - São Padre Pio de Pietrelcina.

Perguntas 12ª Artigo do CREDO | Creio na Vida Eterna, amém. | Catecismo de São Pio X

A Busca da Verdade

Conhecer, Amar e Servir a Deus!

Dos Mandamentos que se referem a Deus - Do segundo Mandamento da Lei de Deus | CATECISMO SÃO PIO X