A respeito da Missa!

Também em um domingo, a mesma senhora me abordou para me fazer uma pergunta a cerca da Santa Missa.
Parei, e com atenção esperei que ela fizesse a pergunta. 

Aos domingos, no horário da Missa da noite, passa o programa de TV Roda-Roda Jequiti e eu gosto muito de assistir ao programa. Então eu deixei de vir as missas aos domingos e estou indo as missas aos sábados. É errado?

Eu perguntei para ela qual o horário em que ela está indo à missa, ela me respondeu que vai a missa as 19 horas em outra comunidade. Avaliei bem a pergunta e disse:

- Melhor seria que a Senhora fosse às duas missas e não assistisse o citado programa. Todavia, se a Senhora participa da missa a noite, após o horário das 18 horas, o preceito Católico autoriza tal pratica.
Não tem descumprimento do preceito nesse caso.

Na verdade, faltar a missa aos domingos é um pecado muito grave, apesar de que muitos Padres algumas vezes sugerem que não seja pecado ou tentam atenuar esse pecado. É um pecado mortal.

Achei bonito da parte da Senhora, se preocupar se está seguindo os preceitos católicos ou não, isso demonstra amor a nosso Senhor e à sua Igreja.
Precisamos de mais pessoas com esse mesmo entendimento.

O Código do Direito Canônico esclarece que, depois das 18 horas do Sábado até as 23:59 do domingo, as missas celebradas servem para o cumprimento do Preceito em observância do 3º Mandamento da Lei de Deus: Guardar domingos e festas de Guarda.

Por está razão, ao dizer que frequenta as missas do sábado as 19 horas, na comunidade que ela me disse que ia, ja compreendi que ela cumpria o preceito.
Um ponto que precisa ser observado, para isso é necessária a leitura do Codigo do Direito Canonico são as missas festivas, que podem não ser ou estarem contempladas nas missas do Domingo, por isso, devemos tomar cuidado para acompanhar o calendário liturgico adequadamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[...] não deixes por isso de abraçar estreitamente sua santa cruz. - São Padre Pio de Pietrelcina.

Perguntas 12ª Artigo do CREDO | Creio na Vida Eterna, amém. | Catecismo de São Pio X

A Busca da Verdade

Conhecer, Amar e Servir a Deus!

Dos Mandamentos que se referem a Deus - Do segundo Mandamento da Lei de Deus | CATECISMO SÃO PIO X