Sobre o Evangelho de São João



Ainda sobre o Evangelho de São João, tive a oportunidade de assistir neste final de semana o filho The Son of God que retrata claramente Jesus como o Princípio de todas as coisas. 
Tenho me dedicado a aprofundar minha fé em Jesus e acredito hoje que o único caminho para isto é através da meditação continua e perseverante da Palavra. Através de filmes, músicas, leituras e pelo Catecismo da Igreja Católica. 
Acredito que o Evangelho escrito por São João guarda em si o segredo para a compreensão total do plano de Deus em nossa vida.
Este final de semana pude assistir ao filme chamado The Son of God (O Filho de Deus) e me surpreendi com o conteúdo do filme, menos pela sua fidelidade ao Evangelho e mais pela forma como as leituras foram retratadas.
O roteiro é conhecido por todos assim como o final da história, portanto ninguém corre o risco de ter sua percepção do filme alterada por este texto, todavia, quando partilhamos da Palavra de Deus, quando refletimos sobre ela, percebemos a abundancia da graça de Deus em nós. O filme é produzido a partir da óptica do Evangelho de São João, vamos agora meditar um pouco sobre ele.

Evangelho de São João
Capitulo 1, 1-2

"¹No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus, ²Ele estava no princípio junto de Deus."
João busca com essas palavras relembrar os autores sagrados, resumindo e rememorando o que foi escrito no começo da Bíblia, a história da criação. 
Note que no livro do Gênesis, 1,1 foi assim narrado:
No princípio, Deus criou os céus e a terra."
O que me chama a atenção é a maneira como São João enfatiza a palavra "princípio". Só na primeira frase de seu evangelho ele a menciona duas vezes. Menciona a palavra "verbo" três vezes e a palavra "Deus" outras três vezes.
A primeira frase do Evangelho de São João é praticamente um jogo de palavras misturando a ordem das palavras "principio", 'verbo" e "Deus".

O Verbo aqui mencionado se refere a Jesus, segundo o evangelho, Jesus é o verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós. No princípio era a Palavra, o Verbo ou Jesus. 
Retornando ao Gênesis, Jesus já existia no momento da criação de todas as coisas visto que ele já estava perto de Deus, no princípio. 

Deus criou a terra, fez Adão e Eva, e todas as coisas, e Jesus estava junto com Deus durante a criação enquanto o Espirito de Deus pairava sobre as águas. Significando dizer que as três pessoas da Santíssima Trindade (O Pai, O Filho e o Espirito Santo) estavam presentes no começo da criação. Todos 

Depois, Adão e Eva desobedeceram a Deus e como fruto da desobediência eles foram retirados do Jardim do Éden, conforme segue:

Gênesis 3, 22 - 24

"²²E o Senhor Deus disse: “Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. Agora, pois, cuidemos que ele não estenda a sua mão e tome também do fruto da árvore da vida, e o coma, e viva eternamente.”

23.²³O Senhor Deus expulsou-o do jardim do Éden, para que ele cultivasse a terra donde tinha sido tirado.

²4E expulsou-o; e colocou ao oriente do jardim do Éden querubins armados de uma espada flamejante, para guardar o caminho da árvore da vida."

Este trecho do livro do Gênesis sempre chamou minha atenção por conta do pronome nós quando Deus fala. 
São João volta a abordar todos esses assuntos no Apocalipse quando ele diz, se referindo a Jesus:
Apocalipse 22, 13

"Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim."
João inicia o Evangelho dizendo que Jesus estava no principio e termina o Apocalipse (ou a Revelação) revelando que Jesus é o próprio início, Jesus é o princípio, Aquele pelo qual todas as coisas foram criadas, por Ele e n'Ele. 
Eu sempre me perguntei sobre onde encontrar a árvore da vida que é mencionada no livro do Gênesis. E São João vem dar a Revelação para nós dizendo que: 

Apocalipse 22, 14
Felizes aqueles que lavam as suas vestes para ter direito à árvore da vida e poder entrar na cidade pelas portas.

É nítido aqui que a árvore da vida que foi negada a nós no momento em que o primeiro homem pecou, logo após a criação, agora é devolvida se lavarmos nossas vestes no sangue do cordeiro. Assim poderemos ter a vida eterna, por meio do sangue do cordeiro. 

O caminho ficou muito mais claro para mim por meio desta meditação. Ela é tão profunda e tão espiritual que mal consigo expressá-la e transcrevê-la.
Por meio do pecado fomos afastados da graça de Deus, da árvore da vida.
O princípio e o fim, o alfa e o ômega, o primeiro e o último, o caminho, a verdade e a vida, Aquele pelo qual todas as coisas foram criadas e Aquele sem o qual nada poderia ser criado. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[...] não deixes por isso de abraçar estreitamente sua santa cruz. - São Padre Pio de Pietrelcina.

Perguntas 12ª Artigo do CREDO | Creio na Vida Eterna, amém. | Catecismo de São Pio X

A Busca da Verdade

Conhecer, Amar e Servir a Deus!

Perguntas 8° Artigo do CREDO | Catecismo de São Pio X