segunda-feira, 29 de julho de 2013

Tarde de Louvor Jovem


Olá Pessoal,

Vimos avisar que no próximo Sábado (03/08/2013), acontecerá as 17 horas a Tarde de Louvor Jovem.
Venha para Louvar ao Senhor juntamente conosco.

Iniciaremos as 17 horas na Comunidade São Vicente de Paulo.

Todos estão convidados.

Como Gesto Concreto tragam um quilo de Alimento para colaborar com a Pastoral dos Vicentinos.

A Paz de Jesus!

Reserve um momento para Adorar a nosso Deus.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

O que professa a Igreja Católica Apostólica Romana (Marcos Cruz Coordenador Paroquial do Crisma de adultos e Catecumenato)

É possível, hoje, o ser humano imaginar uma vida sem vivenciar a fé ? 
Eu diria que sim, se não enxergasse os males que assolam nossa vida: mães matam e abandonam seus filhos, pais violentam suas filhas, irmão mata irmão e assim seguimos, como se tudo fosse uma bela novela que no final acabará em beijos e abraços no último capitulo. Quem dera a vida fosse assim!

A Igreja e a fé em nosso Santo Padre o Papa, vem nos mostrar que viver dentro da Igreja e quando digo igreja não me refiro as paredes físicas, mas sim a seus fiéis que coexistem dentro dessas paredes, que a fé deve ser professada em atitudes, o verbo hoje além de se tornar carne em nossas missas deve-se tornar em sua substância ação, neste contexto podemos citar muitos verbos que podem e devem ser utilizados por um católico que realmente vive o que prega, consolar, ajudar, dedicar, orar, ler (a Bíblia claro), alimentar,entregar e claro amar.

Estes Verbos mostram ações, ações que devem ser concretizadas, trabalhadas, disciplinadas e atribuídas a si mesmo como um contexto de vida, devemos lembrar que a igreja professa a obediência ao que ela prega, ao que nos ensina e a LEI MORAL, a igreja jamais irá colocar a LEI MORAL natural do ser humano atrás de suas convicções, tanto que, tudo o que é decidido nela,  embora as vezes pareça radical para a “modernidade social” de nossa época, é totalmente voltado para o bem e para a vontade de Deus que é  paz, justiça e convívio. Por que ainda insistimos no erro de nos separar de causar uma ruptura do que nossa igreja prega ? O próprio papa enfatizou tanto a força do JOVEM na sua visita a nós, até quando vamos coexistir com Deus e não EXISTIR com ELE ?

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Encontro do Dia 13/07/2013

Encontro do dia 13/07/2013

Tema: A Família, morada de Deus


O encontro iniciou com oração inicial como de costume, sendo a oração dirigida as relações de família.

Cantos e Louvores

Foram entoados dois cantos de louvor. Um deles dedicado ao Espirito Santo de Deus.
Aproveitamos esse momento para nos acalmar e nos concentrar no amor precioso de nosso Deus.

A Dinâmica

Fomos divididos em três grupos menores e agrupados por sala para facilitar a dinâmica.
Cada grupo e cada sala receber recebeu uma torre formada de bloquinhos para que pudesse iniciar a dinâmica. 

No grupo em que eu estava, cada pessoa foi convidada a retirar um bloco da torre e a dizer uma palavra proporcional à desconstrução da torre que ali estava. E assim foi feito. A pessoa que derrubasse mais que uma, deveria dizer palavras adicionais.

E assim foi sendo feito. Um por um os jovens tiraram da torre até que ela fosse totalmente desfeita.
Com o objetivo básico de ilustrar a ruína da família, as palavras estavam sempre relacionadas a aspectos negativos que destroem as relações em família: Drogas, problemas financeiros, bebida, adultério, fofocas, intrigas, etc.

Dos três grupos formados, eu soube depois que, dois deles tinham como objetivo desconstruir as torres, no entanto, um grupo foi chamado a construir a torre e para isso, as palavras proferidas deveriam ser de situações ou palavras que constroem as relações em familia e não que destroem.

Me parece que em um dos grupos as palavras e discussões se acirram, muito conveniente para entendermos melhor as relações em família.


Conclusão da Dinâmica:


O grupo que preparou o encontro hoje, conclui pela dinâmica que aquelas coisas que destroem nossa família estão diretamente relacionadas com as coisas que nos afastam de Deus. Na construção da nossa familia devemos utilizar de paciência, amor, fé, carinho, etc.


Retornamos à sala e o encontro continuou. agora com a leitura e reflexão da palavra.


Momento da reflexão e leituras

Um texto  com a definição de família foi apresentado:
"Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família é formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar".

A família é o Lugar de Deus, é onde Deus mora ou deveria morar:


Leitura de Efésios 6, 1-3

Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo. O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra (Dt 5,16)

Honra teu pai e tua mãe para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra. Segundo São Paulo, esse é o primeiro mandamento acompanhado de uma promessa. Ou seja, façam isso para que sejam felizes e tenham longa vida.
Obedecer aos país e honra-los. 
Este é o segredo para a felicidade e para a vida longa.

 De acordo com o grupo, a leitura apresenta a maneira como deve-se conduzir para falar lidar com a família.

Certa vez, vi o Frei Stan Fortuna do Estados Unidos dizer que a sabedoria dos mandamentos da Lei de Deus estava em dizer Honrar e não amar.
Isso muda toda nossa relação com o mandamento e torna ele possível de ser alcançado. 
Imagine uma criança que foi fruto de um estupro, ou que foi atirada em uma lata do lixo quando era pequena, essa criança estaria impedida de AMAR seu pai ou sua mãe pois para ela, seria impossível amar alguém que não conhece ou que cometeu com ela tal ato de crueldade (atirar em uma lata de lixo).

Mas o mandamento não nos pede para amar nossos pais, pede para honra-los, e este pequeno detalhe coloca o mandamento em um outro nível. Nós, como filhos, temos a obrigação de honrar nossos pais e com isso, quer se dizer, independente do pai e da mãe que temos devemos ser pessoas honradas, dignas e de caráter e com nossa vida justa nossos pais serão honrados. 


Leitura do livro de Provérbios 13, 24
 24 Quem poupa a vara odeia seu filho; quem o ama, castiga-o na hora precisa.
e

Leitura do livro de Provérbios 29, 15
15 Vara e correção dão a sabedoria; menino abandonado à sua vontade se torna a vergonha da mãe.



Os textos falam de castigo e de correção. Brincadeiras a parte, a conclusão foi que ainda que na biblia a menção da palavra seja da aplicação de um castigo de certa forma, entendemos que o que se busca com o castigo é que o filho compreenda que está sendo castigado para o próprio bem e que é necessário a ele tal correção para que possa ser feliz, para que possa se tornar uma pessoa melhor.

Foi citado o exemplo do Michael Kyle do seriado Eu, a Patroa e as crianças. Ali se observa um modelo de familia muito interessante, formada com um Pai, Mãe e filhos. Uma família americana que por anos viveu as mais diversas situações do desenrolar do seriado e que conseguiu se manter unida até o fim da série. 

São poucos seriados nos quais se pode ver um reflexo de família como esse. O grupo expressou:

"Eles tem um jeito meio louco de viver, mas pelo menos ele vivem juntos em união."
DEDIQUE UM MOMENTO PARA ADORAR A DEUS. ELE ESTÁ TE ESPERANDO.


Participe da Promoção Digno de Louvor

terça-feira, 9 de julho de 2013


Encontro do dia 06/07/2013



Tema: O que te afasta de Deus?


O encontro iniciou com oração inicial como de costume.

A Dinâmica


Fomos divididos em três diferentes grupos na sala onde estávamos. Em seguida, um representante de cada grupo foi retirado da sala e colocado em outras salas.

Após alguns minutos, outras três pessoas foram chamadas para fora da sala e assim por diante até que na sala não havia mais nenhuma pessoa.

Do outro lado, tínhamos três salas diferentes cada uma com uma quantidade diferente de pessoas, cada sala representava um tipo de atrativo que existe hoje em nossa vida. São Drogas, Bebidas, Cigarros ou a Palavra de Deus.

A ideia era que cada jovem pudesse escolher o local que gostaria de estar. Alguns de nós nos acomodamos perto das bebidas, cigarros ou drogas com a desculpa de que a pessoa que estava na sala era nosso conhecido, nosso amigo. Por isso achamos que o certo era permanecer perto daquela pessoa. Ainda sabendo que não era certo estar ali.

Cada jovem assumiu que ficou na sala porque os amigos estavam lá também sem nem mesmo se atentar a que estava sendo levado e que estava sendo conduzido para coisas ruins.

No entanto e mesmo sabendo que ali não tinha coisa boa, ninguém pediu para trocar de sala ou mudou de sala por livre vontade.

Uma pessoa se dirigiu a uma sala porque viu uma pessoa sozinha nela e achou que deveria fazer companhia para essa pessoa. Por acaso, esta pessoa estava com a Bíblia nas mãos.

Conclusão da Dinâmica:


Concluímos que somos afastados de Deus nas pequenas coisas da nossa vida. No dia-a-dia, seguimos caminhos trilhados por pessoas, e esses caminhos nem sempre são corretos. No entanto, nos deixamos influenciar, nem sempre fazemos o que é certo, nem sempre seguimos o que é correto, e quase sempre temos medo de assumir que cometemos um erro, de nos arrepender e mudar nossa direção.

Temos sido influenciados de diversas formas ouvindo dizer que "devemos nos arrepender daquilo que não fizemos!" e essa é uma das maneiras de nos fazer experimentar coisas ruins e dizer que fizemos e que não nos arrependemos. 

Com a Dinâmica aprendemos que ainda que estejamos no lugar errado, mesmo que tenhamos amigos no mesmo caminho que nós, devemos mudar nossa direção para algo melhor, e nos arrepender de uma maneira  a encontrar o melhor para nossa vida.


Foi entoado na sequência um canto de louvor. Sou um estrangeiro aqui ♬.

Momento da reflexão e leituras

Iniciou-se o momento da palavra com uma reflexão muito simples sobre nossa vida, sobre as coisas que nos afastam de Deus.

O dinheiro é um item muito presente em nossa vida, umas das frases muito comuns que ouvimos é que o dinheiro não nos traz felicidade, no entanto, vemos muitas pessoas colocando o dinheiro acima de todas as coisas ou em primeiro plano quando Deus deveria estar acima de todas as coisas.

Um dos pontos abordados nesse momento foi a maneira como somos influenciados por fatores externos em nossa cultura, educação e hábitos. Por exemplo: o desenho da Disney: Tio Patinhas. Mostra uma pessoa destituída de família, visto que o Tio Patinhas não era casado, sem filhos, pois ele cuidava dos sobrinhos dele (que por acaso não tinham pais), e o Tio Patinhas não tinha esposa. Esse desenho fez parte da infância de muitas pessoas que hoje são adultos e ensinava claramente o apego ao dinheiro, a avareza. Em alguns episódios o personagem chega a atravessar o mundo atrás de uma riqueza oculta que ele esperava encontrar.

Mas e no nosso dia-a-dia o que nos afasta de Deus?

O Fluxo. - alguém respondeu.

O que é o fluxo? - foi perguntado.

Fluxo são festas onde rola de tudo, é o novo termo para festas onde tem drogas, sexo, bebidas etc.
Então, o fluxo é uma festa organizada que nos afasta de Deus.

Um dado interessante: Foi feita uma pesquisa, onde as pessoas foram perguntadas o que as afasta de Deus. 90% destas pessoas respondeu que nada as afasta de Deus. Será?

Quando entramos no detalhe da pesquisa, percebemos que muitas coisas no dia-a-dia nos afasta de Deus, as vezes coisas muito simples como a Televisão, musicas com conteúdo depravado como alguns funks, certos tipos de rock também.

Sabemos que o caminho de Deus passa pela porta estreita, mas mesmo sendo uma porta estreita, ainda se pode passar por ela e se pode chegar ao céu. Outros caminhos podem apresentar muitas facilidades, podem ser largos para caminhar por eles no entanto, são caminhos que pela facilidade podem nos levar a perdição eterna.

A mídia secular (ou do mundo), pode nos levar por meio de suas influencias negativas para longe de Deus. Se tudo o que você vê nas midias, na internet, na televisão ou que ouve nos radios, tentar copiar ou fazer igual certamente pode te levar para longe de Deus pela forma como elas lhe conduzem.

Livro do Profeta Isaías 59, 1-3


1. Não, não é a mão do Senhor que é incapaz de salvar, nem seu ouvido demasiado surdo para ouvir,
2. são vossos pecados que colocaram uma barreira entre vós e vosso Deus. Vossas faltas são o motivo pelo qual a Face se oculta para não vos ouvir,
3. porque vossas mãos estão manchadas de sangue e vossos dedos de crimes; vossos lábios proferem mentira, vossa língua entretém pérfidas conversas.


Nesta leitura de Isaías, o profeta diz que não é o Senhor que não é capaz de salvar, nem que ele seja surdo para nos ouvir, mas os nossos pecados, são nossos pecados que impoem uma barreira entre Deus e nós e por conta desta barreira, estamos impossibilitados da graça de Deus. Estamos afastados de Deus.

Ainda, afirma o profeta, nossas mãos estão manchadas de pecado e nossos dedos de crimes, somos mentirosos e nossa lingua fala de porcarias, por isso estamos afastados de Deus.

Note que Deus não se afasta de nós, visto que Ele está em todo lugar, mas nós nos afastamos d'Ele pois não conseguiremos nos aproximar por conta de nossas faltas.


Livro do Gênesis 4, 7

7. Se praticares o bem, sem dúvida alguma poderás reabilitar-te. Mas se precederes mal, o pecado estará à tua porta, espreitando-te; mas, tu deverás dominá-lo.”

A leitura do livro de Gênesis demonstra que, desemos refrear nossos desejos quando estes nos conduzirem para o lugar errado. Por exemplo: Eu tenho vontade de matar ela. (apontando para uma das pessoas que estava na sala, risos). Se eu não me controlar vou acabar matando ela. Isso seria um grande erro, certamente, me afastaria de Deus.


Por principio básico os pecados de maneira geral nos afastam de Deus. - disse a Daiana. Sejam mentiras, o egoismo, a falsidade, matar, roubar. Tudo o que foi prescrito nos Dez Mandamentos da Lei de Deus, em adição das pequenas maldades que cometemos.

Para seguirmos próximos a Deus, devemos devemos seguir os Dez mandamentos. E como diz a leitura acima, praticarmos o bem nos reabilitaremos e nos ligaremos novamente a Deus.

Em conclusão, podemos dizer que nos afasta de Deus:


Ariane: São as coisas do mundo em geral, como uma rede, os amigos te influenciam negativamente, você peca e se afasta de Deus como consequência do pecado...


Larissa: a impureza, bebida, as drogas.
Heloíse: Mentira, ódio, impurezas... 


Tainá: minha conclusão é o pecado e muitas vezes são as pessoas.


Daiana: Basicamente o pecado. O pecado anda lado a lado conosco e Deus também basta sabermos escolher para não haver quebra da santidade e o desencontro com Deus.


Em contrapartida nos aproxima mais de Deus:


A fé, a bíblia, a oração, a fé, as musicas, o louvor etc.Por meio da fé nos consigamos ter uma intimidade com Deus.


Conclusão do Encontro:

Muitas coisas tentam ou podem nos afastar de Deus. Em nossa caminhada teremos muitas escolhas a fazer que talvez nos levem mais próximos  ou mais distantes de Deus.

Caberá a nós escolhermos ou deixarmos nos influenciar por situações boas ou ruins que nos levarão para proximo ou distante de Deus. 

Em nossa caminhada de grupo de Crisma, ou Sacramento da Confirmação buscaremos estar juntos de Deus com o objetivo de nos aproximarmos mais dEle.


Encerrado o encontro do oração final como de Costume.

PARTICIPEM DA PROMOÇÃO DIGNO DE LOUVOR E CONCORRA A UM CD DO MINISTÉRIO DIGNO DE LOUVOR.




sábado, 6 de julho de 2013

Comunicado Urgente: Retiro para Crismandos semana que vem!



Ola Pessoal, a Paz de Jesus!

Vimos aqui lembrar do retiro que será realizado no dia 14/07/2013 a partir das 13:00.

Na comunidade São Vicente. A TODOS os Participantes dos Grupo de Crisma São Vicente, São Tiago, São Francisco e grupo do Catecumenato do São Vicente.

Levar lanche para partilha.

Por favor, partilhem essas informações com os demais.


Promoção DIGNO DE LOUVOR participem!


Dedique um momento de adoração a Deus!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Digno de Louvor



Olá Irmãos, a Paz de Jesus a todos. 


Nosso Senhor é digno de louvor (Salmos 48,1) só a Ele devemos prestar nossa adoração.

Com isso em mente, vimos anunciar o início da promoção DIGNO DE LOUVOR.

Nós convidamos a você que nos escreva com no máximo 150 caracteres: Porquê Nosso Senhor é Digno de Louvor?

As duas resposta mais inspiradas receberão CD Quero + gravado pelo Ministério Digno de Louvor da Paróquia Todos os Santos. 

O prazo para você nos enviar sua mensagem é até o dia 05/08/2013.

O resultado será divulgado neste site no dia 07/08/2013. O CDs serão entregues às pessoas que derem a resposta mais criativa no dia 10/08/2013 as 18:00 na Comunidade São Vicente de Paulo no Jardim Vazame, no horário do Grupo de Crisma.

Não é necessário se inscrever no site para participar da promoção, mas é importante registrar seu e-mail para que possamos lhe contatar.

Para maiores informações sobre o Ministério Digno de Louvor acessem www.dignodelouvor.com.br




Assim definiu um dos integrantes do Ministério:


"Deus Criador é um mistério de Amor, o Filho nos Remiu e venceu a morte e assim nos Prometera, o Espirito Santo, que nos da força, a Trindade Santa é um Mistério, por isso é Digno de Louvor, pois se transbordou de tanto amor e nos criou a sua imagem e semelhança...Deus é Tremendo..."(TIBU)





Ana Paula Muniz eu tenho e por sinal é um cd maravilhoso e que vai transformar muitas vidas por onde passar,e quem ganhar esse cd,vai pra cima de todas as maneiras possiveis e impossiveis,vambora galera participar dessa promoção...vou compartilhar n meu face pra divulgar tbm



E lembrem se: Há UM nome Acima de todo nome: Jesus, o filho de Deus, Aquele que era, que é, e sempre será o Senhor!


Que a Paz de Jesus esteja com todos vocês.





LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...