Encontro do dia 06/07/2013



Tema: O que te afasta de Deus?


O encontro iniciou com oração inicial como de costume.

A Dinâmica


Fomos divididos em três diferentes grupos na sala onde estávamos. Em seguida, um representante de cada grupo foi retirado da sala e colocado em outras salas.

Após alguns minutos, outras três pessoas foram chamadas para fora da sala e assim por diante até que na sala não havia mais nenhuma pessoa.

Do outro lado, tínhamos três salas diferentes cada uma com uma quantidade diferente de pessoas, cada sala representava um tipo de atrativo que existe hoje em nossa vida. São Drogas, Bebidas, Cigarros ou a Palavra de Deus.

A ideia era que cada jovem pudesse escolher o local que gostaria de estar. Alguns de nós nos acomodamos perto das bebidas, cigarros ou drogas com a desculpa de que a pessoa que estava na sala era nosso conhecido, nosso amigo. Por isso achamos que o certo era permanecer perto daquela pessoa. Ainda sabendo que não era certo estar ali.

Cada jovem assumiu que ficou na sala porque os amigos estavam lá também sem nem mesmo se atentar a que estava sendo levado e que estava sendo conduzido para coisas ruins.

No entanto e mesmo sabendo que ali não tinha coisa boa, ninguém pediu para trocar de sala ou mudou de sala por livre vontade.

Uma pessoa se dirigiu a uma sala porque viu uma pessoa sozinha nela e achou que deveria fazer companhia para essa pessoa. Por acaso, esta pessoa estava com a Bíblia nas mãos.

Conclusão da Dinâmica:


Concluímos que somos afastados de Deus nas pequenas coisas da nossa vida. No dia-a-dia, seguimos caminhos trilhados por pessoas, e esses caminhos nem sempre são corretos. No entanto, nos deixamos influenciar, nem sempre fazemos o que é certo, nem sempre seguimos o que é correto, e quase sempre temos medo de assumir que cometemos um erro, de nos arrepender e mudar nossa direção.

Temos sido influenciados de diversas formas ouvindo dizer que "devemos nos arrepender daquilo que não fizemos!" e essa é uma das maneiras de nos fazer experimentar coisas ruins e dizer que fizemos e que não nos arrependemos. 

Com a Dinâmica aprendemos que ainda que estejamos no lugar errado, mesmo que tenhamos amigos no mesmo caminho que nós, devemos mudar nossa direção para algo melhor, e nos arrepender de uma maneira  a encontrar o melhor para nossa vida.


Foi entoado na sequência um canto de louvor. Sou um estrangeiro aqui ♬.

Momento da reflexão e leituras

Iniciou-se o momento da palavra com uma reflexão muito simples sobre nossa vida, sobre as coisas que nos afastam de Deus.

O dinheiro é um item muito presente em nossa vida, umas das frases muito comuns que ouvimos é que o dinheiro não nos traz felicidade, no entanto, vemos muitas pessoas colocando o dinheiro acima de todas as coisas ou em primeiro plano quando Deus deveria estar acima de todas as coisas.

Um dos pontos abordados nesse momento foi a maneira como somos influenciados por fatores externos em nossa cultura, educação e hábitos. Por exemplo: o desenho da Disney: Tio Patinhas. Mostra uma pessoa destituída de família, visto que o Tio Patinhas não era casado, sem filhos, pois ele cuidava dos sobrinhos dele (que por acaso não tinham pais), e o Tio Patinhas não tinha esposa. Esse desenho fez parte da infância de muitas pessoas que hoje são adultos e ensinava claramente o apego ao dinheiro, a avareza. Em alguns episódios o personagem chega a atravessar o mundo atrás de uma riqueza oculta que ele esperava encontrar.

Mas e no nosso dia-a-dia o que nos afasta de Deus?

O Fluxo. - alguém respondeu.

O que é o fluxo? - foi perguntado.

Fluxo são festas onde rola de tudo, é o novo termo para festas onde tem drogas, sexo, bebidas etc.
Então, o fluxo é uma festa organizada que nos afasta de Deus.

Um dado interessante: Foi feita uma pesquisa, onde as pessoas foram perguntadas o que as afasta de Deus. 90% destas pessoas respondeu que nada as afasta de Deus. Será?

Quando entramos no detalhe da pesquisa, percebemos que muitas coisas no dia-a-dia nos afasta de Deus, as vezes coisas muito simples como a Televisão, musicas com conteúdo depravado como alguns funks, certos tipos de rock também.

Sabemos que o caminho de Deus passa pela porta estreita, mas mesmo sendo uma porta estreita, ainda se pode passar por ela e se pode chegar ao céu. Outros caminhos podem apresentar muitas facilidades, podem ser largos para caminhar por eles no entanto, são caminhos que pela facilidade podem nos levar a perdição eterna.

A mídia secular (ou do mundo), pode nos levar por meio de suas influencias negativas para longe de Deus. Se tudo o que você vê nas midias, na internet, na televisão ou que ouve nos radios, tentar copiar ou fazer igual certamente pode te levar para longe de Deus pela forma como elas lhe conduzem.

Livro do Profeta Isaías 59, 1-3


1. Não, não é a mão do Senhor que é incapaz de salvar, nem seu ouvido demasiado surdo para ouvir,
2. são vossos pecados que colocaram uma barreira entre vós e vosso Deus. Vossas faltas são o motivo pelo qual a Face se oculta para não vos ouvir,
3. porque vossas mãos estão manchadas de sangue e vossos dedos de crimes; vossos lábios proferem mentira, vossa língua entretém pérfidas conversas.


Nesta leitura de Isaías, o profeta diz que não é o Senhor que não é capaz de salvar, nem que ele seja surdo para nos ouvir, mas os nossos pecados, são nossos pecados que impoem uma barreira entre Deus e nós e por conta desta barreira, estamos impossibilitados da graça de Deus. Estamos afastados de Deus.

Ainda, afirma o profeta, nossas mãos estão manchadas de pecado e nossos dedos de crimes, somos mentirosos e nossa lingua fala de porcarias, por isso estamos afastados de Deus.

Note que Deus não se afasta de nós, visto que Ele está em todo lugar, mas nós nos afastamos d'Ele pois não conseguiremos nos aproximar por conta de nossas faltas.


Livro do Gênesis 4, 7

7. Se praticares o bem, sem dúvida alguma poderás reabilitar-te. Mas se precederes mal, o pecado estará à tua porta, espreitando-te; mas, tu deverás dominá-lo.”

A leitura do livro de Gênesis demonstra que, desemos refrear nossos desejos quando estes nos conduzirem para o lugar errado. Por exemplo: Eu tenho vontade de matar ela. (apontando para uma das pessoas que estava na sala, risos). Se eu não me controlar vou acabar matando ela. Isso seria um grande erro, certamente, me afastaria de Deus.


Por principio básico os pecados de maneira geral nos afastam de Deus. - disse a Daiana. Sejam mentiras, o egoismo, a falsidade, matar, roubar. Tudo o que foi prescrito nos Dez Mandamentos da Lei de Deus, em adição das pequenas maldades que cometemos.

Para seguirmos próximos a Deus, devemos devemos seguir os Dez mandamentos. E como diz a leitura acima, praticarmos o bem nos reabilitaremos e nos ligaremos novamente a Deus.

Em conclusão, podemos dizer que nos afasta de Deus:


Ariane: São as coisas do mundo em geral, como uma rede, os amigos te influenciam negativamente, você peca e se afasta de Deus como consequência do pecado...


Larissa: a impureza, bebida, as drogas.
Heloíse: Mentira, ódio, impurezas... 


Tainá: minha conclusão é o pecado e muitas vezes são as pessoas.


Daiana: Basicamente o pecado. O pecado anda lado a lado conosco e Deus também basta sabermos escolher para não haver quebra da santidade e o desencontro com Deus.


Em contrapartida nos aproxima mais de Deus:


A fé, a bíblia, a oração, a fé, as musicas, o louvor etc.Por meio da fé nos consigamos ter uma intimidade com Deus.


Conclusão do Encontro:

Muitas coisas tentam ou podem nos afastar de Deus. Em nossa caminhada teremos muitas escolhas a fazer que talvez nos levem mais próximos  ou mais distantes de Deus.

Caberá a nós escolhermos ou deixarmos nos influenciar por situações boas ou ruins que nos levarão para proximo ou distante de Deus. 

Em nossa caminhada de grupo de Crisma, ou Sacramento da Confirmação buscaremos estar juntos de Deus com o objetivo de nos aproximarmos mais dEle.


Encerrado o encontro do oração final como de Costume.

PARTICIPEM DA PROMOÇÃO DIGNO DE LOUVOR E CONCORRA A UM CD DO MINISTÉRIO DIGNO DE LOUVOR.




Comentários

  1. Mais uma vez os jovens mostram que são capazes de entender e passar adiante a palavra de DEUS de forma única.
    Encontramos dificuldades, porem, mais uma vez encontramos significado para todos os ensinamentos.

    ResponderExcluir
  2. Eu parabenizo a todos os jovens e adolescentes que tem se esforçado muito para fazer seu melhor e continuam na busca e no caminho de Deus...

    #tamujunto

    ResponderExcluir
  3. - Obrigada gente!
    Apesar das dificuldades, dei o melhor de mim para a realização do Encontro.
    #tamujunto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo Seu comentário. Deus o abençoe!

Postagens mais visitadas deste blog

[...] não deixes por isso de abraçar estreitamente sua santa cruz. - São Padre Pio de Pietrelcina.

Perguntas 8° Artigo do CREDO | Catecismo de São Pio X

CATECISMO DE SÃO PIO X | Dos Mandamentos que se referem ao próximo - Do oitavo Mandamento da Lei de Deus

CATECISMO DE SÃO PIO X | Dos Mandamentos que se referem ao próximo - Do décimo Mandamento da Lei de Deus

Perguntas 5° Artigo do CREDO | Catecismo de São Pio X