Encontro do dia 29/06/2013


Tema: Santidade



Infelizmente cheguei ao encontro um tanto atrasado mas a tempo de participar de uma dinâmica muito rica.

A Dinâmica

Quando cheguei a sala do encontro  uma dinâmica estava sendo realizada.
Os jovens estavam em uma sala, todos reunidos como de costume e estavam sendo vendados e transferidos para outra sala.

Após alguns minutos e mesmo com algum barulho todos foram vendados e alguém anunciou que iríamos ouvir vozes e deveríamos seguir as vozes que ouvimos.

Iniciou-se o processo. No começo foi meio assustador, tive medo de tudo, medo de esbarrar em outras pessoas, medo de não fazer direito, de ir para o lugar errado.

Tentava me concentrar na voz correta mas era muitos barulhos e eu não conseguia entender. Uns gritavam mais alto outros mais baixo. Comecei a ficar meio desesperado, me mantive em silêncio e segui primeiro a voz que estava mais perto de mim.

Segui essa voz e quando cheguei lá, percebi que tinham poucas pessoas próximas a mim, pela temperatura pude perceber que poucas pessoas estavam lá.
Mais próximo da voz, entendi que a voz gritava: Maconha! Fiquei envergonhado de ter ido até aquela voz. Fiquei chateado. Mas resolvi sair de lá, comecei a vagar lentamente pela sala, nesse momento a pequena sala que estávamos parecia enorme. Encontrei em meio a diversos ruídos uma voz dizendo: Paz! Fiquei naquela voz, nesse momento a dinâmica acabou.
Fomos todos convidados a retirar a venda dos olhos e nos informaram que depois teríamos a explicação do significado daquela dinâmica.

Retornamos a sala de palestra e iniciou se um canto.

Espírito Santo, vinde
Falar em mim!
Espírito Santo, vinde
Orar em mim!
Vinde curar, vinde libertar
Nossos corações de toda opressão
Vinde transformar, vem incendiar
Traz fogo do céu nesse lugar
Incendeia minha alma!
Incendeia minha alma!
Incendeia minha alma, Senhor! 


Após o canto fomos todos convidados a sentar e a Carol começou a falar de Santidade.

Leitura:

Carta de São Paulo aos Efésios 1, 3-4

3. Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo,4. e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos.

Devemos buscar as coisas do alto, começou ela dizendo, devemos buscar as coisas do alto, não nos deixar levar pelas coisas do mundo, coisas que nos levam a pecar.
Isso é Santidade, afirmou Carol. Honrar a Deus, não se esquecer que ele é o Deus da sua vida. E todos nós devemos buscá-lo.

Padre Fabio de Melo, citou Carol, disse: A santidade não é um milagre que acontece da noite para o dia. A santidade é um processo, se nós a buscarmos nós vamos conseguir alcançá-la.
Sem busca, não adianta. Não se consegue algo sem buscar.


Mateus 5, 45-48.

45. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos.
46. Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos?
47. Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos?
48. Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.
Sede perfeitos como é perfeito nosso pai que está nos Céus.
A principio essa leitura diz que devemos ser perfeito, mas muita gente confunde santidade com fanatismo. Avisou Carol.
A Santidade é buscar o extraordinário. Deus não quer para você uma vida de monotonia de repetições.
Deus quer para você uma vida de santidade, algo extraordinário, algo que seja excepcional das suas ações de seus comportamentos.
É você buscar o extraordinário em suas ações e em seus comportamentos. Encerrou Carol.


Primeira Carta de São Pedro 1 , 13-17

13. Cingi, portanto, os rins do vosso espírito, sede sóbrios e colocai toda vossa esperança na graça que vos será dada no dia em que Jesus Cristo aparecer.
14. À maneira de filhos obedientes, já não vos amoldeis aos desejos que tínheis antes, no tempo da vossa ignorância.
15. A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito:
16. Sede santos, porque eu sou santo (Lv 11,44).
17. Se invocais como Pai aquele que, sem distinção de pessoas, julga cada um segundo as suas obras, vivei com temor durante o tempo da vossa peregrinação.



São Pedro por meio desta carta nos guia a santidade.
Pois ele afirma: como filhos obedientes não devem viver como antes (...)
À busca da Santidade devemos nos separar de tudo aquilo que nos faz mal, portanto devemos nos dirigir totalmente a Deus.
E dirigirmos totalmente à Deus, quer dizer que os seres humanos são fracos e quando eles tem um problema eles devem se dirigir totalmente a Deus, antes de ir para outras coisas.
Buscar a santidade requer que nos busquemos ansiosamente a Deus.
Com isso ela encerrou a palestra.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Um debate sobre Pecado e Sexualidade

Sobre a Castidade:
Vamos falamos de castidade, pois falamos de Santidade,

O que vocês acham que é castidade?
Alguns minutos depois, e alguém foi escolhido para responder a pergunta.

Larissa: Não fazer sexo antes do casamento.
Castidade não é simplesmente não fazer sexo é você ser puro. No Catecismo mesmo está falando que castidade é ser puro, somos convidados a castidade no Batismo.
Não fazer sexo antes do casamento é verdade mas devemos pensar que após o casamento não existe isso de castidade mas não é isso, devemos respeitar nosso companheiro.

Pergunta: Dar uns "amassos", é pecado?
Sim. Não se deve dar uns "amassos" porque é pecado, falta de respeito com o corpo. inicio de fornicação.

Pergunta: O que é um namoro santo?

Namoro santo é onde um respeita ao outro.

Castidade conjugal no caso no casamento: respeitar e não trair, manter relações com seu esposo e com a esposa.

Pergunta: Sou casada, só faço sexo com meu marido mas penso em outras pessoas. Isso é pecado?
Sim. 

Pergunta: Dois homens se beijarem é pecado?
R: Depende da intenção. Entendemos que como em algumas culturas homens se beijando faz parte da cultura, podemos entender que o simples ato de beijar não transforma isso em pecado. Mas se sua intenção ao beijar uma pessoa é pecaminosa, então aí ja tem o pecado.

Os discípulos de Jesus se cumprimentavam com o ósculo da Paz, então o fato de se beijar, não representa pecado. Já no Brasil, na cultura que temos, um homem beijando o outro, ainda que no rosto, levará as demais pessoas ao julgamento de que isso seja pecado.

Porque masturbação é pecado?

O sexo foi feito como ato de amor então, para que você vai fazer sozinho?
A juventude hoje ela está muito louca sabe, a maior parte da juventude não conhece Deus  profundamente, e ela tem feito coisas que indica falta de vergonha na cara, mas na verdade podemos perceber que a juventude encontra-se perdida.



Um exemplo de santidade e castidade que podemos citar além de Jesus é a virgem Maria, ela foi pura desde o nascimento até quando ela foi assunta ao céu, é este modelo de santidade que devemos seguir.



+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Um outro exemplo de um santo, pegamos o exemplo de um Santo que é São Tarcisio, ele morreu com doze anos e morreu por amor a eucaristia.
Os cristão estavam sendo perseguidos, e se os soldados vissem indícios de fé, eles prendiam e matavam as pessoas.
Algumas pessoas foram presas e o papa queria levar a eucaristia como consolo para essas pessoas, são Tarcisio se ofereceu para levar a eucaristia para essas pessoas. Ele foi inseguro mas foi e haviam diversas pessoas na rua e indagaram a ele o que ele estava levando.
Os rapazes começaram a bater nele, bateram, bateram até que ele morreu.
E a eucaristia desapareceu.
Mesmo com tudo o que está acontecendo no mundo, podemos fazer diferença com nossas atitudes.
Foi lida a carta do papa João Paulo II sobre a juventude.

Preciso ser o oposto do que o mundo é.Preciso preservar os bons costumes, evitar as más conversações.Preciso guardar meu corpo lembrar que ele é o corpo santo do pai.Na palavra vou fortalecer a fé colidir com o mundo e ficar de pé.Mas se conhecer preciso viver a verdade revelada.Na palavra vou crucificar meu eu, lembrar que numa cruz alguém por mim morreuHoje é minha vez, agora sou eu, vou morrer pro mundo e viver pra Deus.


Levítico 19


Santidade nada mais é do que ser semelhante a Deus, Javé o Deus exige que o povo seja santo porque ele é santo. E para ser santo "basta" seguir os dez mandamento de Deus.

A forma fundamental é o amor para com o próximo, defendendo o mais fraco, dai a justiça vira de forma libertadora.

Não idolatrem ídolos.


Agora é a vez de vocês pensarem. Nós podemos, nós queremos, hoje você está sendo convidado a ser santo.

Ser santo é viver como ele viveu, é morrer como ele morreu.
Coloque-se em oração neste momento, mais uma vez, Espirito Santo vem sobre nós e vem nos ajudar, neste momento. Cantem, peçam o espirito.


Oração Final

Senhor Deus, nós o agradecemos por esse encontro. Nós nos apresentamos para refletir e propagar Seu amor e Seu Evangelho a todos os jovens do mundo. 


Reforçamos os avisos apresentados no primeiro post. 


Reunião de Pais 20/07/2013 as 17:00 comunidade São Vicente.

Retiro de Crisma 14/07/2013 às 13:00 na comunidade São Vicente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[...] não deixes por isso de abraçar estreitamente sua santa cruz. - São Padre Pio de Pietrelcina.

Perguntas 12ª Artigo do CREDO | Creio na Vida Eterna, amém. | Catecismo de São Pio X

A Busca da Verdade

Conhecer, Amar e Servir a Deus!

Dos Mandamentos que se referem a Deus - Do segundo Mandamento da Lei de Deus | CATECISMO SÃO PIO X